Portal do Município de Piracicaba

Prefeitura arrecada R$ 4,8 milhões em leilão de bens inservíveis

Mais de 10 mil itens foram arrematados; além da receita, iniciativa garante a destinação ambientalmente correta aos materiais

Por CCS / Publicado em 07/11/2025
Tempo de leitura: 2 minutos.

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Administração e Governo, arrecadou R$ 4,8 milhões no Leilão Público nº 001/2025, realizado em outubro. Foram arrematados mais de 10 mil itens, organizados em 99 lotes. O valor superou as expectativas da Administração, que agora avalia a melhor destinação para os recursos.

A imagem aérea mostra um edifício alto e retangular, com uma fachada em tons de bege e amarelo, cercado por uma paisagem urbana e arborizada. O edifício principal, que parece ser um centro administrativo ou educacional, é o ponto focal, com janelas dispostas em intervalos regulares. Ao redor do edifício, há áreas verdes com árvores altas e palmeiras, além de um pequeno lago à esquerda. Vários carros estão estacionados em lotes próximos ao edifício e em ruas adjacentes. Ao fundo, a cidade se estende com casas e edifícios de menor porte, indicando uma área suburbana ou periferia urbana. A presença de vegetação exuberante contrasta com a arquitetura moderna do edifício e a densidade urbana ao longe.
Prefeitura realizou leilão de bens inservíveis; mais de 10 mil itens foram arrematados

O leilão contemplou móveis, eletroeletrônicos, peças e óleo automotivos, pneus, veículos, máquinas e equipamentos pertencentes ao patrimônio público municipal que já não tinham mais utilidade para os serviços da Prefeitura.

A imagem mostra uma pá carregadeira antiga e enferrujada, com a marca "CASE" visível na lateral. A máquina está em um local a céu aberto, com um céu azul claro ao fundo. Há pilhas de terra ou areia atrás da pá carregadeira e outras máquinas pesadas, como tratores de esteira da marca CAT, ao fundo. A cabine da pá carregadeira tem o vidro quebrado. Há também alguns materiais pretos e cinzas no chão em primeiro plano. A cena sugere um pátio de máquinas ou um local de descarte de equipamentos.
O leilão contemplou pneus, veículos, máquinas, entre outros

Além da arrecadação, a ação permitirá a liberação de espaços públicos que eram utilizados como depósito dos materiais, otimizando o uso dos prédios municipais. Também haverá economia com o encerramento de contratos de locação de barracões usados para armazenar os bens inservíveis. A retirada dos materiais pelos arrematantes teve início na quarta-feira, 06/11, e segue até o dia 16/11.

“O resultado superou nossas expectativas. Desde as primeiras semanas da gestão, o prefeito Helinho Zanatta determinou um levantamento detalhado dos bens inservíveis e orientou pela realização do leilão como a forma mais adequada e transparente de dar destino correto a esses materiais, contribuindo para a eficiência da administração pública”, afirmou a secretária-executiva de Administração, Miriam Lidia Ferreira Melo.

Para o prefeito Helinho Zanatta, o leilão representa uma iniciativa que alia responsabilidade fiscal e ambiental. “Além de gerar receita para o município, o processo garante que materiais como pneus, óleo e sucatas tenham destinação adequada, já que os compradores são empresas e profissionais habituados ao manejo e descarte corretos desses itens. O plano agora é evitar o acúmulo de materiais inservíveis”, ressaltou.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.