Diversos projetos executados e também em execução pela Prefeitura de Piracicaba na região da Rua do Porto foram apresentados anteontem, segunda-feira, 14/08, durante a cerimônia de anúncio da nova diretoria da Amoporto (Associação dos Moradores e Restaurantes da Rua do Porto). O evento aconteceu no auditório do Centro Cívico e contou com a presença de representantes das áreas de turismo, educação, gastronomia, lazer, entre outras, do município. Houve, ainda, a presença de secretários municipais, vereadores e deputados.

Imagem de várias pessoas sentadas em volta de uma mesa, com apenas o titular da Semdettur em pé, falando ao microfone
Titular da Semdettur, José Luiz Ribeiro, durante evento – Foto Justino Lucente

Entre os projetos apresentados pela Prefeitura e que já foram executados estão a parceria com a loja do time de futebol XV de Novembro de Piracicaba para o receptivo do Casarão do Turismo, a implantação no Parque da Rua do Porto João Hermann Neto do PetPira, o primeiro espaço para recreação de pets na cidade, e do letreiro colorido Eu Amo Piracicaba – Rua do Porto, na frente do Casarão do Turismo. Houve, ainda, a manutenção do sistema elétrico da área para eventos ao lado do Casarão e o desenvolvimento do projeto Pira em Cores, criado pela Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), com o intuito de levar arte visual para diferentes espaços da cidade e valorizar artistas locais.

Oito homens em pé que formam a nova diretoria da Amoporto, junto do titular da Semdettur
Membros da nova diretoria da Amoporto, junto do titular da Semdettur, José Luiz Ribeiro

Outras iniciativas já executadas na Rua do Porto foram a instalação da placa de sinalização informativa sobre a integração de Piracicaba na Região Turística da Serra do Itaqueri, a implantação da Praça das Bandeiras, no Parque da Rua do Porto, alusiva aos 24 municípios que integram a RMP (Região Metropolitana de Piracicaba), e a construção de um novo ponto de embarque do trenzinho turístico.

Na ocasião também foram mencionados, ainda, a troca da iluminação do Parque da Rua do Porto por luzes de LED e a revitalização das placas de sinalização turística.

Quanto aos projetos em execução, a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire, citou a reforma da Rua do Porto, incluindo guarda-corpo na avenida Beira Rio e Rua do Porto, o deck em madeira e o calçamento em piso intertravado ao longo da Rua do Porto e avenidas Beira Rio e Alidor Pecorari, além do Programa de Desenvolvimento do Trade Turístico em parceria com o Sebrae e a reforma e permissão de uso da Casa do Artesão para a Amoporto.

Auditório da Prefeitura com os participantes do evento
Durante evento foram apresentados os projetos executados e em execução na Rua do Porto

“É muito bom morar em uma cidade que tem a Rua do Porto. Recebemos turistas de outros municípios do Brasil e do mundo. E quando se cria uma associação organizada, como a Amoporto, para cuidar do ambiente, é que as coisas acontecem, porque é fundamental a participação da comunidade no andamento dos projetos”, falou o titular da Semdettur, José Luiz Ribeiro.

AMOPORTO – A nova diretoria da Amoporto é formada por Israel Martins, presidente; Edson Favarin, vice-presidente; Marco Casarotti, primeiro-secretário; Wilson Louvandini, segundo secretário; Reginaldo Rosolen, primeiro tesoureiro; Samuel Meneghim, segundo tesoureiro, e Adail Filho, Luiz Corilli e Fernando Bera, como conselheiros.

“Para mim, é uma honra presidir a Amoporto. Estamos empenhados para promover ainda mais o município, unindo forças para um futuro de realizações”, falou o presidente da associação, Israel Martins.