A Prefeitura elaborou projeto para revitalização e duplicação de trecho da avenida Alidor Pecorari, na região da Rua do Porto. O projeto foi pensado com o intuito de melhorar a mobilidade do sistema viário do local, levando em consideração o crescimento exponencial da cidade no futuro, seja com viés turístico, de uso diário ou de passagem, proporcionando, além de fluidez no trânsito do local, mais segurança, conforto e opções a motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas, uma vez que o projeto inclui recuperação e adaptação das calçadas e adição de faixas elevadas para melhoria da acessibilidade e garantia da travessia de pedestres. O projeto será tema de audiência pública na Câmara Municipal no dia 19/12, próxima terça-feira, às 14h.

rua asfaltada com árvores nas laterais
Projeto de duplicação da avenida Alidor Pecoraria será para melhorar a mobilidade do local

A duplicação da Alidor Pecorari é um pedido antigo da população. Hoje, quem vai até o local, em busca de lazer ou para frequentar os restaurantes e bares, turistas ou locais, passa pela avenida e para retornar até a região precisa fazer um percurso longo, que inclui a avenida Paulo de Moraes e a rua Antonio Correa Barbosa até chegar, novamente, à rua XV de Novembro, primeiro acesso à avenida Beira Rio e a todo o complexo turístico, que inclui ainda o Engenho Central. Na pista dupla haverá retornos, seja por rotatórias ou pela avenida Dr. Paulo de Moraes, o que vai reduzir cerca de 2 km de percurso e estimular a frequência no complexo.

“Neste primeiro momento, nossos trabalhos são focados para a duplicação da Alidor Pecorari, melhorando o sistema viário do local, porque passam pela avenida cerca de 3.000 veículos no horário de pico aos finais de semana, com muitos turistas. Então, nossa proposta é melhorar o fluxo, pois é um pedido antigo de usuários e comerciantes da Rua do Porto. Deste modo, vamos dar mais conforto aos turistas que nos visitam e, consequentemente, atrair mais deles, movimentando a economia da cidade”, ressaltou Jane Franco Oliveira, titular da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes).

A Alidor Pecorari será duplicada do trecho após a rua Rangel Pestana, nas proximidades do Ciet (Centro Infantil de Educação no Trânsito), até a avenida Dr. Paulo de Moraes, próximo à Ponte do Morato, que permitirá novos movimentos veiculares, ou seja, proporcionando opções de escoamento ou retorno às vias. Para isso, os três bolsões de estacionamento que ficam na lateral do Parque da Lazer da Rua do Porto serão integrados à via de tráfego.

rua asfaltada com carro ao final dela
Com duplicação da avenida, retorno à própria via será facilitado

“Com a duplicação da Alidor Pecorari e revitalização da região da via, teremos ajustes e melhorias na malha cicloviaria de todo o trecho e das calçadas, preservando ao máximo a integração com a orla do rio Piracicaba e evitando o conflito com os veículos na avenida. Teremos mais opções, mais espaço para a fluidez do trânsito, mais conforto para o ciclista e mais segurança para o pedestre”, explicou Jane.

CICLOVIA – A ciclovia existente hoje na avenida Alidor Pecorari será extinta em alguns trechos e uma nova será construída, passando mais próximo das margens rio Piracicaba, conferindo mais segurança aos ciclistas e a oportunidade de contemplação do rio, principal cartão-postal da cidade.

Essa nova ciclovia fará a ligação das já existentes, nas avenidas Renato Wagner Beira Rio, nova ciclovia da Área de Lazer do Trabalhador e avenida Cruzeiro do Sul, totalizando um percurso de mais de 6km que poderá ser feito com segurança.

SEGUNDA ETAPA – Ainda conforme Jane, existe a segunda etapa do projeto, que segue uma proposta na qual estão previstas a implantação de cerca de 537 vagas de estacionamento no local onde hoje é o campo de futebol cedido à União do Porto e ao redor da Casa do Artesão, sendo que a casa será integralmente preservada, tendo sido reformada recentemente. Com a melhoria prevista para o acesso e o entorno é esperado que haja aumento significativo na segurança do local, diminuindo com isso os atos de vandalismo. Os usurários do campo cedido à União do Porto terão à disposição outro campo, na Área de Lazer do Trabalhador, próximo à pista de skate.

COMPENSAÇÃO – Para a revitalização e duplicação de trecho da avenida Alidor Pecorari, algumas árvores da área serão remanejadas. A Simap (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente) foi previamente consultada para ocorrer o mínimo de impacto ambiental, assim como o desenvolvimento de um projeto para a compensação do plantio de árvores do local.

“Nosso projeto é para melhorar a eficiência de um dos pontos turísticos mais importantes da nossa cidade, pensando na coletividade, nos benefícios para todos, de motoristas a pedestres e ciclistas”, falou o prefeito Luciano Almeida.