Aconteceu na noite de ontem (18), na Sede da Irmandade do Divino, apresentação do Projeto Beira-Rio para moradores da Avenida Beira Rio.

A apresentação teve objetivo de dirimir dúvidas dos moradores da localidade sobre as obras que estão sendo realizadas naquele trecho desde final de outubro de 2006 e tem previsão de término para maio.

Neste trecho, os serviços estão restritos à Avenida Beira Rio, entre a rampa de barcos e a Rua do Porto, do lado da margem. Estão sendo executados o alargamento da calçada, melhoria do passeio, demolição do guarda-corpo existente e qualificação do paisagismo.

A totalidadade da etapa 2 compreende desde a Rua do Porto até a Casa do Povoador. As intervenções respeitam as premissas estabelecidas no projeto e dão continuidade à Etapa 1 – Requalificação da Rua do Porto.

Como a primeira, esta também tem aprovações do DEPRN (Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais) para intervenções na margem e do Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico) para as intervenções , já que toda área é tombada pelo patrimônio histórico, pelo inestimável valor à paisagem e história do município.

O projeto visa a preservação das margens do rio (manutenção do corredor ecológico), a potencialização das visuais, onde tanto o morador de Piracicaba como o turista se aproprie da cidade e do rio, podendo chegar à margem para contemplação e contato.