A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) e Secretaria de Administração (Semad), realizou hoje, quarta-feira, 20/03, um evento para apresentar a programação do Seminário Internacional Nosso Futuro com Hidrogênio. O evento vai acontecer nos dias 8 e 9 de abril, no Engenho Central de Piracicaba, com o objetivo de colocar em discussão diversos temas relacionados à produção, uso e comercialização do hidrogênio.
A apresentação aconteceu no Auditório do Parque Tecnológico de Piracicaba, reunindo especialistas, empresários e o setor público, além da organização do seminário, para alinhar os principais tópicos que serão discutidos no evento de abril. Ao todo, estão programados 10 painéis de debate com temas estratégicos para os setores envolvidos no uso de hidrogênio como fonte de energia sustentável nos próximos anos.
Entre alguns dos temas que serão discutidos, está o uso da cana-de-açúcar com a nova geração de etanol como matéria-prima renovável para o hidrogênio, políticas públicas industriais para a transição energética no Brasil, pesquisas acadêmicas na área, uso para veículos leves e pesados, rotas tecnológicas, impactos ambientais, entre outros temas. Além de palestras de especialistas, ao menos três pessoas participam nas mesas dos painéis para discutir os temas e encontrar caminhos para o uso do hidrogênio.
“Acho que hoje é um dia histórico. Essa é uma das coisas que começam como uma ideia na nossa cabeça e quando vira uma realidade, a gente entende que está fazendo história. E só vamos perceber isso daqui uns 10, 20 anos: lembra aquele dia que todos nós nos reunimos e começamos isso? E eu tenho certeza que este é um desses momentos, afinal fazer história está no DNA de Piracicaba. Há 50 anos fomos os precursores dessa tecnologia que é o etanol, e nada mais óbvio do que a gente também ser o precursor do hidrogênio”, disse o prefeito Luciano Almeida na abertura do evento.
O secretário de Administração, Luis Fernando Cassinelli, explicou que nos últimos anos o hidrogênio de baixo carbono se tornou a maior aposta como fonte de energia sustentável, já que o seu uso contribui para a redução ou eliminação das emissões de gases causadores do efeito estufa.
“Como nós vamos ajudar o planeta a se recuperar dessa degradação ambiental? Usando o hidrogênio, que pode ser gerado de várias formas, tanto da água ou do petróleo, e mais recentemente por reforma de alguns produtos do etanol, que é altamente promissor nessa característica de gerar hidrogênio. Então nós estaríamos contribuindo com o planeta em redução do CO2, ou pelo menos fazer com que ele seja estável.”
“Mais uma vez Piracicaba sai na frente como referência em tecnologia, na geração de emprego, e pensando não só localmente, mas mundialmente”, completou o secretário da Semdettur, José Luiz Ribeiro.
O presidente do Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool), realizadora do evento com a Prefeitura, destacou que o hidrogênio é o futuro no Brasil e no mundo, que está se voltando para as energias renováveis. “E não podemos ficar atrás, principalmente em um momento em que a transição energética é tão forte e tão falada no mundo inteiro. Então é muito importante esse seminário, que será realizado em Piracicaba para falar sobre o futuro sustentável com o hidrogênio”, disse Henrique Amorim Neto.
“Nada se faz sem parcerias, então o poder público, a sociedade civil, todas as forças precisam trabalhar unidas em volta das suas entidades, para planejar e enxergar o futuro em conjunto, com tecnologias sustentáveis”, declarou um dos organizadores do seminário, Hans Schaeffer.