Prefeitura anuncia os premiados no 23° Salãozinho de Humor
Cerimônia foi realizada no domingo, 12/10, no auditório do Armazém 14, no Parque do Engenho Central

Os artistas premiados da 23ª edição do Salãozinho de Humor de Piracicaba foram anunciados em cerimônia no domingo, 12/10, no auditório do Armazém 14, no Parque do Engenho Central. O 23º Salãozinho de Humor é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação de Humor Gráfico de Piracicaba (CEDHU).
Na categoria de 7 a 10 anos, Gustave Chateauvieux – Instituto Larissa Saruê (Buzios/RJ), 10 anos, ficou com o 1º lugar. Já Luisa Nilson Rodrigues – Colégio Marista Champagnat (Brasilia/DF), 7 anos, pegou o 2º lugar e Helena Longati – Prof Taufic Dumit (Piracicaba/SP), 10 anos, o 3º lugar.
Na categoria 11 a 14 anos, os vencedores foram Isack Souza Vieria – Instituto Larissa Saruê (Buzios/RJ) – 13 anos 0 1º lugar; Vinicius Lucas Guerra – Colegio Objetivo Mogi Guaçu (Mogi Guaçu/SP) – 13 anos -, 2º lugar, e Emmyllin Muniz Machado – Instituto Larissa Saruê (Buzios/RJ) – 14 anos – em 3º.
Todos os vencedores levaram pra casa o Troféu Zelinho, homenagem ao cartunista Zélio Alves Pinto, um dos fundadores do Salão Internacional de Humor. Os primeiros lugares levaram patins e os outros vencedores receberam kits com material esportivo, como bolas de volei, futebol, rede e raquete com bolinhas de tênis.
Participaram da cerimônia de premiação o secretário de Cultura, Carlos Beltrame, o coordenador do Salão de Humor, Junior Kadeshi, e Mariela Marrano, analista de projetos do Instituto Arcor. Pedro Ribas,autor do cartaz desta edição do Salãozinho, também marcou presença.

“O Salãozinho de Humor é a porta de entrada, o início para os artistas mirins se interessarem pelo mundo das artes gráficas. Parabenizo todos os participantes e vencedores desta edição e convido as pessoas que ainda não viram a exposição do Salãozinho para prestigiarem. Os trabalhos têm muita qualidade técnica, estética, fazem rir e refletir”, observa Carlos Beltrame.
“O Salãozinho de Humor tem cada dia mais revelado artistas. Alguns deles, que já passaram dos 14 anos, começaram a participar do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, inclusive sendo selecionados. Porém, mais do que um celeiro de novos artistas, o Salãozinho tem a missão de ser um lugar onde ouvimos a voz das crianças. O que elas tem visto, ouvido e sentido do mundo”, comemora Junior Kadeshi.
A MOSTRA – O 23º Salãozinho de Humor de Piracicaba apresenta ao público 126 obras selecionadas, entre desenhos e esculturas, que podem ser vistas até domingo, 02/11, no Armazém 14 do Parque do Engenho Central, com entrada gratuita.
O júri de seleção e premiação foi formado por Mariana Benatti, mestre em Arte e Educação pelo Instituto de Artes da Unesp, e Sérgio Moreira da Silva, professor, ilustrador e idealizador da Grafitt Cursos de Desenho. A edição deste ano recebeu 2.567 trabalhos, enviados por escolas regulares, instituições especializadas em artes, pais e responsáveis, vindos de 19 cidades brasileiras.
SERVIÇO – 23º Salãozinho de Humor de Piracicaba. Exposição no Armazém 14 do Parque do Engenho Central (avenida Maurice Allain, 454 – Vila Rezende). Visitação: de 31/08 a 02/11, de quarta a domingo, das 9h às 17h. Entrada gratuita. Informações: (19) 3412-3771 ou (19) 3412-3773.
