O prefeito Barjas Negri anunciou, na tarde de hoje (23), a abertura do processo licitatório para a reforma e ampliação do Pronto-socorro da Vila Cristina. Uma boa notícia para a região, que terá o atendimento ampliado em 108%: de 12 o PS passará a ter 25 leitos; de um para 2 leitos de emergência. A notícia foi comemorada pelos líderes comunitários José Valdir Martins e Osório de Souza, ambos destacaram a necessidade da ampliação e a conquista para os moradores desta região.

O Pronto-socorro será ampliado na área onde hoje funciona a Posto de Saúde, que dentro de 60 dias, será transferido para novo local, maior e adequado para o atendimento básico de saúde.

O projeto do PS Vila Cristina prevê a ampliação de 500 m2, totalizando 1.241 m2 de área construída (734 m2 atuais somados aos 507 m2 da ampliação). Estão previstas a implantação de farmácia regional e novas instalações para o Centro de Atendimento Psicossocial da Vila Cristina (CAPs). Para atender o crescimento da demanda, a Prefeitura organizará a contratação de oito profissionais (quatro médicos e quatro enfermeiras).

Ao anunciar a ampliação, o prefeito Barjas Negri destacou a importância deste projeto para a região da Vila Cristina (Jaraguá, Paulista, Paulicéia, Itapuã, Novo Horizonte, Jardim Tókio etc). “Desde que foi implantado, em 1994/95, o PS não passou por nenhuma grande reformulação. A cidade cresceu e a demanda de atendimento também. A ampliação atende justamente essa necessidade de melhora na prestação de serviços”, argumenta.

Barjas cita que o PS Vila Cristina responde por 32% dos atendimentos dos prontos-socorros da cidade. “É uma unidade de grande abrangência e que será totalmente redimensionada para atender aos usuários com conforto, respeito e qualidade”, garante o prefeito.

Estimada em R$ 700 mil, a obra de ampliação do PS será feita por etapas, evitando a interrupção do atendimento. “Primeiro haverá a reforma do espaço onde hoje está o Posto de Saúde, depois ocorrerá a interligação com as instalações atuais, ou seja, em nenhum momento o atendimento será suspenso”, explica Barjas.

O secretário de Saúde, Fernando Cárdenas, detalhou a expansão dos procedimentos médicos. “Os usuários serão atendidos adequadas, com sala de espera ampliada, novos consultórios e organização no fluxo interno”, explica. “Também implantaremos dois leitos de emergência, não existentes no prédio atual”, completa.

O PS Vila Cristina foi inaugurado em novembro de 1995 e passou por apenas uma reforma, em junho de 2004. A coletiva de imprensa para anúncio da ampliação do PS contou com o presidente da Câmara de Vereadores, João Manoel dos Santos e o vereador Paulo Henrique Paranhos; os secretários Paulo Prates (Obras) e Fernando Cárdenas (Saúde) e os líderes comunitários José Valdir Martins e Osório de Souza.

O QUE SERÁ FEITO NO PS VILA CRISTINA:

* Ampliação de leitos (de 12 para 25 leitos)

* Ampliação de leitos de emergência (de 1 para 2 leitos)

* Criação de leitos de isolamento (0 para 2 leitos

* Reformulação dos consultórios

* Nova recepção

* Instalação de salas para procedimentos diversos (inalação, sutura etc)

* Reforma nos ambientes administrativos

Novo Posto de Saúde

está em fase de conclusão

É a mudança de local do Posto de Saúde do Vila Cristina que possibilitará a ampliação do PS. Com conclusão prevista para os próximos 60 dias, o novo posto de saúde está sendo instalado em imóvel adquirido pela Prefeitura, ao lado do Pronto-socorro. O novo Posto de Saúde da Vila Cristina tem 320 m2 de área construída, distribuídas em quatro consultórios, sala para vacina, sala para curativos, sala de enfermagem pós-consulta, recepção, sala de espera, sanitários, copa e almoxarifado.