A Prefeitura montou força-tarefa, que reúne todas as secretarias municipais, para antecipar a conclusão das obras da nova UPA Vila Cristina em dois meses. O prazo para término e funcionamento da unidade é até o fim deste mês. A nova UPA Vila Cristina poderá ser um dos pontos de atendimento aos pacientes que apresentem sintomas da Covid-19, doença causada pelo coronavírus. A iniciativa é mais uma das ações da Administração para o enfrentamento da pandemia e a redução dos seus efeitos na cidade. A nova UPA fica na rua Dona Anésia, atrás do Supermercado Dia, no Jaraguá.

Fachada da nova UPA Vila Cristina, que pdoerá ser um dos pontos de atendimento aos pacientes com sintomas da Covid-19

De acordo com o secretário de Obras, Vlamir Schiavuzzo, todas as secretarias estão unidas para colocar o equipamento de saúde em funcionamento até o fim deste mês. “Esperamos, no menor tempo possível, até final de abril, finalizar esta obra para atender a população. Há muitas pessoas trabalhando, de todas as secretarias municipais, porque obra é muito importante para a população neste momento de crise causada pelo coronavírus”, explicou Schiavuzzo.

A Nova UPA Vila Cristina é considerada um empreendimento moderno, com 10 consultórios e 52 leitos. Além da infraestrutura básica para separar adultos de crianças, haverá brinquedoteca e fraldário. A unidade, com mais de 2,3 mil metros de área construída, terá capacidade para atender a população das regiões da Vila Cristina, São Jorge, Jaraguá, Pauliceia, Novo Horizonte/Santa Fé, Parque dos Eucaliptos e zona rural.

Equipamentos também já chegam às instalações da nova UPA Vila Cristina: pronta até o fim do mês

De acordo com o secretário de Saúde dr. Pedro Mello, a unidade trará ainda mais qualidade à rede de pronto atendimento. “Será uma unidade horizontal, humanizada, com acolhimentos separados para crianças e adultos, o que era uma reivindicação da sociedade, além de acessibilidade e sanitários adequados aos deficientes e ostomizados. Estão sendo adquiridos equipamentos de alta tecnologia para que a nova UPA seja uma referência em urgência e emergência em Piracicaba”, disse.

Desde o mês passado, o prefeito Barjas Negri já vinha discutindo como antecipar a conclusão da UPA para integrar a infra-estrutura da rede municipal de saúde na “guerra” contra o coronavírus. Nesta semana, dentro do planejamento, com reuniões setoriais, foi centralizado o atendimento de suspeitos de Covid-19 no Centro de Triagem do Coronavírus, ao lado da UPA Piracicamirim.

Barjas comentou que essa força-tarefa, neste momento, garantirá a antecipação da conclusão e o funcionamento da nova UPA da região da Vila Cristina e Jaraguá.

RAIO-X DA OBRA – NOVA UPA VILA CRISTINA E REGIÃO

Área de terreno: 4.153,87 m²

Área de construção: 2.367,82 m²

Número de leitos: 52*

Consultórios: 10, sendo 4 infantis

* 12 leitos infantis; 15 femininos; 16 masculinos, 6 de emergência e 3 de isolamento