Dentro da proposta de melhorar o atendimento às crianças de zero a cinco anos, a Secretaria de Educação oferecerá, em 2006, 223 novas vagas no bolsa-creche, o que representa aumento de 8% e+m relação a 2005. Neste ano, o bolsa-creche somará 2.999 vagas, contra 2.776 no ano passado, num investimento total de R$ 5.528.116,50.

Nesta semana, o prefeito Barjas Negri assinou os convênios que renovam os contratos de parceria com 32 escolas particulares de educação infantil e 10 entidades filantrópicas. O bolsa-creche é um programa da Secretaria da Educação criado para atender crianças na idade pré-escolar. Como ainda o município não conta com unidades suficientes para atender a demanda, o bolsa-creche disciplina e controla a permanência das crianças nesta faixa etária em escolas particulares, que receberam um valor per capita por aluno.

Esse valor, segundo a Secretaria Municipal de Educação, também foi ampliado de R$ 147,00 para R$ 153,61, – a correção atende legislação que contempla reajuste proporcional ao orçamento do município.

O aumento de 223 vagas inclui a criação de novos postos nas unidades conveniadas e as vagas remanescentes, abertas pelas crianças que completaram os seis anos.

A secretária de Educação, Giselda Lombardi Ercolin, ressalta que a ampliação do atendimento do Bolsa-creche é uma decisão do prefeito Barjas Negri, que tem como meta reduzir a fila de espera. “Estamos conseguindo amenizar a demanda reprimida, aumentando o número de vagas nas unidades conveniadas e municipais que estão sendo ampliadas”, explica Giselda.

A ampliação da oferta de vagas do bolsa-creche também é comemorada pelo prefeito Barjas Negri, que em 2005 investiu em projetos para reforma e construção de 12 escolas no município. “É um conjunto de ações que possibilitam aperfeiçoar o atendimento aos estudantes do município”, ressalta o prefeito.

As 32 escolas infantis particulares conveniadas com a Prefeitura respondem por 2.062 vagas, sendo que as 10 entidades filantrópicas receberão 937 alunos, totalizando 2999 vagas de bolsa-creche em Piracicaba.