Portal do Município de Piracicaba

Prefeitura amplia presença da Guarda Civil nas ruas de Piracicaba

Medida integra plano estratégico da Prefeitura para aumentar a presença da GCM nas ruas

Por CCS / Publicado em 24/10/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.

A partir de 1º/11, a Guarda Civil Metropolitana de Piracicaba passa a contar com um reforço significativo no patrulhamento diário. Serão 58 novos GCs no patrulhamento diário, ampliando a presença e efetividade nas ações preventivas e ostensivas, um reforço de 58% no patrulhamento do município. Atualmente, o efetivo total da corporação é de 334 guardas.

A imagem mostra uma cena urbana em frente a um prédio, possivelmente uma escola, com um veículo policial estacionado à beira da rua. O carro é uma SUV da Guarda Civil Municipal (GCM) de Piracicaba, pintada nas cores azul e branca, com o emblema da GCM visível na porta. Um agente da GCM, vestido com uniforme azul escuro e colete tático, está ao lado da porta do motorista aberta, com a mão apoiada na porta. O veículo possui luzes de emergência no teto. Ao fundo, vê-se a fachada do prédio pintada em azul escuro, com letras brancas que indicam “BOTÃO ESCOLAR METROPOLITANA PIRACICABA” e o número 447. Há também uma faixa amarela próxima à entrada. A rua tem faixas brancas que indicam uma faixa de pedestres. Árvores e alguns carros ao longe completam o cenário. A iluminação sugere que é durante o dia, com sombras projetadas no chão. A cena transmite uma sensação de segurança e vigilância em um ambiente escolar.
A reestruturação vai resultar em um aumento de 59% no total de viaturas em circulação no município

Além do reforço no efetivo de agentes, a frota também será ampliada, com mais viaturas circulando tanto de dia quanto à noite. O patrulhamento diurno passará a contar com 22 veículos, e o noturno com 13, quase o dobro da estrutura atual. O Pelotão Ambiental também será fortalecido, passando de três para cinco viaturas.

A imagem mostra o interior de um veículo, possivelmente uma viatura policial, vista a partir do banco traseiro. No banco da frente, há dois homens vestidos com uniformes escuros e boinas, que parecem ser policiais. O motorista está segurando o volante com as duas mãos e olhando para a frente, concentrado na direção. Ao lado dele, outro policial está parcialmente visível, também de uniforme e boina. O painel do carro é moderno, com telas digitais e um rádio comunicador fixado acima do painel, com um cabo espiralado. A luz do dia entra pela frente do veículo, iluminando parcialmente o interior. Ao fundo, pela janela dianteira, é possível ver uma rua com algumas construções. A imagem transmite uma sensação de ação e vigilância, típica de uma patrulha policial em andamento.
A GCM de Piracicaba passa a contar com 58 novos GCs no patrulhamento diário a partir de novembro

A reestruturação foi possível porque os postos regionais da GCM passam a funcionar como pontos de apoio para as guarnições em serviço.

De acordo com o comandante da Guarda Civil, Marcos Pavanello Rodrigues, o reforço trará ganhos importantes, especialmente no período noturno. “Com mais guardas e viaturas em circulação, conseguiremos ampliar a presença da GCM nas ruas, garantindo mais segurança à população, principalmente à noite, quando a demanda é maior”, afirmou.

A reestruturação da GCM faz parte de uma decisão estratégica da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, a pedido do prefeito Helinho Zanatta. Está prevista, também, a substituição da vigilância presencial em prédios públicos por sistemas modernos de monitoramento eletrônico, com câmeras e alarmes, que permitirá o remanejamento de guardas que atuavam em postos fixos para o patrulhamento das ruas.

O comandante explicou que para a implantação da reestruturação dos GCs, as unidades de saúde, por exemplo, receberão um sistema de botão de emergência, semelhante ao SOS Mulher, que será instalado nos celulares de servidores indicados pela Secretaria Municipal de Saúde para acionar viaturas da GCM, caso seja necessário.

Ao todo, 394 locais serão atendidos pelo novo sistema de monitoramento e alarme, entre unidades de saúde, escolas, Centros de Especialidades Médicas, de Ortopedia e outros prédios públicos, além de espaços como o Tiro de Guerra.

O secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Odair Melo, destacou que a mudança representa um avanço importante na gestão da segurança pública municipal. “Essa modernização permite que a GCM esteja mais presente nas ruas, aumentando a capacidade de resposta e garantindo mais eficiência no atendimento às ocorrências”, ressaltou.

Em casos de denúncias, a população pode entrar em contato com a Guarda Civil Metropolitana de Piracicaba pelos telefones 153 ou (19) 3422-0023 – Central de Operações da GCM.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.