A Prefeitura de Piracicaba esta investindo na infraestrutura do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Hoje pela manhã (14), o prefeito Barjas Negri, secretários e técnicos visitarão as obras, atendendo a imprensa em seguida. O objetivo da ampliação e reforma da unidade é melhorar o atendimento e acomodação dos animais, proporcionando também vantagens ao trabalho dos funcionários.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Fernando Cárdenas, o projeto segue modelo do CCZ de São Paulo, referência na América Latina em termos de infraestrutura. De acordo com o secretário, a proposta para o CCZ foi ampliar toda área construída em mais 752m². Só o Canil, por exemplo, que tinha aproximadamente 300m² passará a contar com 550m², ou seja, ampliação de 250m².

Pelo projeto, o novo Canil Municipal será dividido em alas específicas para cães e gatos e contará ainda com seis (06) baias de isolamento para animais agressivos ou que necessitem de observação. Atualmente o Canil dispõe de 28 baias coletivas, o que não atende à demanda do município. Com a reforma serão 40 baias individuais para cães e 20 para felinos.

Cárdenas lembra ainda que estão projetadas também a reforma de aproximadamente 208m² em toda área existente. Segundo secretário, serão ampliadas as salas de banho, cirurgia, vacina, recepção, administração, banheiros, além do refeitório e espaço para lazer. Os animais submetidos a cirurgias terão ambientes pré e pós-operatório.

Além de toda reforma e ampliação, o CCZ ganhará mais uma caixa d´água com capacidade de armazenar 10 mil litros de água. Em 2006, o Centro também foi contemplado com a instalação de uma caixa d´água com a mesma capacidade, acabando definitivamente com as constantes faltas de água no local.