Prefeitura amplia em 11,55% o serviço de transporte de pacientes
Apesar das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, o Serviço Integrado de Transporte Social da Saúde (SITSS), da Secretaria Municipal de Saúde, não mediu esforços para atender toda a demanda de pacientes que necessitam de um veículo para realização de exames e procedimentos médicos de média e alta complexidade. Em 2020, foram 3.280 viagens e, em 2021, 3.659, um crescimento de 11,55%. As principais cidades que recebem pacientes de Piracicaba são Campinas, Leme, Limeira, Rio Claro, Pirassununga, Botucatu, São Paulo, Bauru, Barretos, Araras e Santa Bárbara d'Oeste.
De acordo com Donisete Aparecido Oliveira, coordenador do SITSS, esse incremento nas viagens só foi possível devido à reposição dos servidores e capacitação de toda a equipe no Serviço. "Em 2019, tínhamos 39 motoristas e, atualmente, temos 60, ou seja, um incremento de 54%. Mas não foi só isso. Em 2021, 11 motoristas aposentaram e, apesar disso, com a articulação da Secretaria, conseguimos repor esses 11 servidores e acrescentar outros 11, ou seja, foram 22 novos motoristas contratados. Além disso, temos uma equipe capacitada para prestar um serviço de qualidade à população", explica.
Hoje, o SITSS tem uma frota de seis ambulâncias de atendimento básico e acamados, nove vans – sendo oito para 16 lugares e uma para 21 passageiros –, além de 63 automóveis e um micro-ônibus. "Hoje estamos transportando, em média, 200 pessoas entre pacientes e acompanhantes, todos os meses. Estamos realizando melhorias para conseguir ampliar ainda mais este atendimento", completou Oliveira.
Desde o ano passado, conforme explica o coordenador do SITSS, foram realizadas pequenas reformas na estrutura interna do departamento. "Estávamos há muito tempo pedindo uma melhoria aqui no prédio para dar melhores condições aos servidores, bem como às pessoas que vêm até aqui procurar o serviço. Agora isto está sendo possível", lembrou Oliveira, ao ressaltar que hoje o departamento "não é mais um barracão" e o Serviço está devidamente setorizado, com 10 novos computadores, além de sala de espera, almoxarifado, recepção, cozinha e sala de treinamento.

Setor administrativo do SITSS foi reformado e ganhou novos mobiliários e computadores
Para o secretário de Saúde, Filemon Silvano, dar condições de trabalho aos servidores é uma das principais preocupações desta gestão. "Para atendermos bem a população precisamos que os servidores tenham condições de trabalho e estamos conseguindo dar isso a eles, por meio dos pedidos feito pela coordenação. Tenho certeza que os pacientes estão em boas mãos e em bons veículos", afirmou.
FROTA – Conforme lembrou Oliveira, no último ano a renovação da frota aconteceu de forma mais ágil, o que deu qualidade no transporte dos pacientes. "Estamos com veículos mais novos e mais confortáveis, mas ainda não está dentro do ideal. Temos projeto de curto prazo para termos uma frota praticamente com 100% de veículos novos".
Um exemplo da renovação foi o recebimento de duas novas ambulâncias para transporte de pacientes no final de fevereiro deste ano. As unidades foram adquiridas por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 272 mil do deputado estadual Alex de Madureira, com articulação dos vereadores Ary Pedroso Jr e Ana Pavão. "Ainda outras unidades devem chegar em breve para compor a nossa frota. É preciso ter mais veículos, pois muitos piracicabanos são atendidos em serviços de saúde em outras cidades como tratamento de hemodiálise e também em exames e consultas que às vezes não estão disponíveis aqui. Estes veículos novos colaboram muito para que a viagem destes pacientes seja a mais confortável possível", disse Oliveira.

SITSS recebeu o reforço de duas novas ambulâncias no final de fevereiro
O SITSS fica à rua Benjamin Constant, 2.265, na Paulista. Informações sobre o Serviço pelo telefone 3437-1999.
