Prefeitura adota novo formato para contrato de tapa-buraco
A Prefeitura abriu licitação para a execução de serviços de manutenção e conservação do pavimento de ruas e avenidas de Piracicaba e também para a implantação de redutores de velocidade em pontos estratégicos.
De acordo com o secretário municipal de Obras, Paulo Sérgio Ferreira da Silva, o novo contrato terá um novo formato, que vai gerar economia de materiais, além de uma melhor qualidade do serviço final. “O novo contrato vai ter uma forma diferente de medição. Hoje, essa medição é feita em toneladas utilizadas. Com a nova licitação a medição será feita com a massa aplicada no chão e não mais pelo peso do material no caminhão”, explica Silva.

Operação tapa buraco terá novo contrato – Foto Justino Lucente CCS
Outra novidade será o caminhão dotado de silo móvel térmico. “Esse equipamento é moderno e mantém a temperatura da massa e as suas propriedades físicas corretas até o momento da aplicação, o que permite um melhor resultado”, observa Silva. “Também vamos melhorar o resultado final da recuperação pontual do pavimento. Muitas vezes, quando as equipes chegam ao local do reparo, percebem que o problema é mais delicado e não é apenas aplicar a massa. Assim, com o novo contrato também teremos um tipo diferente de recuperação, que requer a fresagem e a recomposição de base com reciclado da construção civil”, ressalta.

Operação tapa buraco terá novo contrato
DESCRIÇÃO – Para participar da licitação para o novo contrato de manutenção e conservação do pavimento e implantação de redutores de velocidade os interessados terão de dispor de no mínimo de três equipes completas com materiais, mão de obra e equipamentos, que vão trabalhar simultaneamente nos locais determinados pela fiscalização.
Cada uma dessas equipes deve ser composta por três caminhões, com capacidades de seis, oito e 12 metros cúbicos no silo térmico móvel, rolos compactadores, serras corta piso, pessoal, que inclui três encarregados, três motoristas, três operadores de rolo, três pintores espargidor, nove serviços gerais, um engenheiro responsável pelas equipes, entre outras exigências.
O período de vigência dos serviços contratados será de 12 meses e o investimento previsto é de R$ 8,3 milhões.
“Em 2021 a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, atendeu 436 pedidos feitos pelo 156, além de outros que chegam pela nossa fiscalização e também feitos pelos vereadores, que totalizaram o uso de mais de 9.100 toneladas de massa asfáltica. Com esse novo contrato pretendemos otimizar os serviços e entregá-los com maior qualidade à população”, ressalta Silva.

Rua Afonso Fidelis Razera, no Mário dedini, foi uma das beneficiadas este ano com a operação Tapa-buraco
