Prefeitura acompanha vistoria técnica na pedreira do Bongue
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Obras (Semob) e da Defesa Civil, acompanhou hoje, 06/12, a vistoria técnica na pedreira do Bongue, na avenida Jaime Pereira, realizada pela empresa Geocor Consultoria e Projetos, contratada pela Semob para analisar a situação do local. A empresa fará laudo técnico sobre a situação da pedreira, que deve ser emitido dentro de 30 dias.
Resultado do laudo técnico, pela empresa contratada para fazer a vistoria, deve ser emitido dentro de 30 dias
O objetivo, segundo a pasta, é identificar se a pedreira está estável ou se necessita de algum reparo; no último dia 21/11, uma pedra de 1,5 metro de diâmetro se desagregou do maciço da pedreira e, com a queda, fragmentos atingiram a avenida. A via, desde entaõ, está parcialmente interditada, como medida de segurança.
“Solicitamos essa análise profissional para verificar a estabilidade da pedreira e, assim, definir os próximos passos quanto à segurança e também quanto à interdição da avenida”, comenta o engenheiro da Semob, Adnir Lukasavicus Junior, que acompanhou a vistoria.
Em 21-11, uma pedra de 1,5 metro de diâmetro se desagregou da pedreira e, com a queda, fragmentos atingiram a avenida, resultando em interdição da via
Os geólogos Jehovah Nogueira Junior e Marco Martin, da empresa contratada, analisaram a pedreira, fazendo registros fotográficos para um estudo mais aprofundado. O resultado do laudo técnico deve ser emitido dentro de 30 dias. “A partir dessa vistoria poderemos elaborar um laudo atestando a condição da pedreira, indicando condições de segurança e recomendando medidas preventivas”, explica Nogueira Junior.
Vistoria técnica foi realizada pela empresa Geocor; geólogos analisaram a situação da pedreira a fim de atestar sua condição
Em fevereiro deste ano, a Prefeitura concluiu a ampliação e o reforço das barreiras de contenção da pedreira do Bongue, na avenida Jaime Pereira. O anteparo metálico foi refeito, telas trocadas e mais 250 m de barreiras adicionadas.
TRÂNSITO – Até que seja atestada a segurança da pedreira, a Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transporte (Semuttran) vai manter duas faixas da avenida, sentido bairro-Centro, interditadas. As faixas no sentido centro-bairro estão sendo compartilhadas em duplo sentido. O local está sinalizado, com o trânsito fluindo sem interrupções. A Prefeitura pede a compreensão dos motoristas e sugere que utilizem, se possível, rotas alternativas, principalmente em horários de pico. Uma das rotas é pela Ponte do Caixão, que dá acesso à avenida Cristóvão Colombo.
Vistoria técnica foi realizada pela empresa Geocor; geólogos analisaram a situação da pedreira a fim de atestar sua condição
