A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), abriu edital de concorrência eletrônico (08/2024) para revitalização da avenida Alidor Pecorari e melhoria viária, na região da Rua do Porto. A primeira etapa do projeto prevê a duplicação e alargamento da avenida, um pedido antigo da população, que vai beneficiar trecho após a rua Rangel Pestana, nas proximidades do Ciet (Centro Infantil de Educação no Trânsito), até a avenida Dr. Paulo de Moraes, próximo à Ponte do Morato.

foto de avenida de Piracicaba
Duplicação da avenida Alidor Pecorari visa melhorar mobilidade do sistema viário do local

O edital foi publicado hoje, terça-feira, 5/03, no Diário Oficial do Município. O objetivo é melhorar a mobilidade do local, que recebe grande fluxo de turistas, com segurança para todos – pedestres, ciclistas e motoristas. A obra também inclui recuperação e adaptação das calçadas e adição de faixas elevadas para travessia de pedestres.

A duplicação da Alidor Pecorari vai, além de facilitar o fluxo de veículos, levar maior visibilidade aos bares e restaurantes. Quem vai até o local passa pela avenida e para retornar até a região precisa fazer um percurso longo, que inclui a avenida Paulo de Moraes e a rua Antonio Correa Barbosa até chegar, novamente, à rua XV de Novembro, primeiro acesso à avenida Beira Rio e a todo o complexo turístico, que inclui ainda o Engenho Central. Na pista dupla haverá retornos, seja por rotatórias ou pela avenida Dr. Paulo de Moraes, o que vai reduzir cerca de 2 km de percurso e estimular a frequência no complexo.

Conforme a titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira, a duplicação do trecho permitirá novos movimentos veiculares, com opções de escoamento ou retorno às vias. Para isso, os três bolsões de estacionamento que ficam na lateral do Parque da Lazer da Rua do Porto serão integrados à via de tráfego.

“Neste primeiro momento, nossos trabalhos são focados para a duplicação da Alidor Pecorari, com a proposta de melhorar significativamente o fluxo veicular e a questão de segurança aos pedestres na travessia local, visto que novos dispositivos de faixas elevadas serão integrados ao viário, além de pensar nos inúmeros ciclistas que circulam pela orla e pela via. Estamos atentos às inovações do setor e com esta duplicação vamos atender a pedidos antigos de usuários locais, visitantes, moradores e comerciantes da Rua do Porto, que constantemente solicitam essa revitalização. Deste modo, vamos dar mais conforto aos turistas que nos visitam e, consequentemente, atrair mais deles, movimentando a economia da cidade”, disse Jane.

Ela falou, ainda, que a duplicação da Alidor Pecorari e revitalização da região da via abrange ajustes e melhorias na malha cicloviária de todo o trecho e das calçadas, preservando ao máximo a integração com a orla do rio Piracicaba e evitando o conflito com os veículos na avenida. “Teremos mais opções, mais espaço para a fluidez do trânsito, mais conforto para o ciclista e mais segurança para o pedestre”, acrescentou a secretária.

Também conforme a titular da Pasta, os exames para CNH (Carteira Nacional de Habilitação) realizados pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) no bolsão da Rua do Porto hoje, em espaço cedido pelo município, será reavaliado e, em consonância com o órgão responsável, poderá ser realocado.

CICLOVIA – A ciclovia existente hoje na avenida Alidor Pecorari será extinta em alguns trechos e uma nova será construída, passando mais próximo das margens rio Piracicaba, conferindo mais segurança aos ciclistas e a oportunidade de contemplação do rio, principal cartão-postal da cidade. Essa nova ciclovia fará a ligação das já existentes nas avenidas Renato Wagner, Beira Rio, ciclovia da Área de Lazer do Trabalhador e avenida Cruzeiro do Sul, totalizando um percurso de mais de 6km que poderá ser feito com segurança.

EDITAL – Conforme o edital da concorrência, a abertura das propostas será dia 16/04, às 13h30, e a fase de lances começará às 14h. O valor estimado da contratação é de R$ 8.587.048,67. O critério de julgamento é o de menor preço global. O prazo de contratação será de seis meses, contados a partir da data da emissão da Ordem de Serviço. A fonte de recursos é o Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), por meio de contrato com a Caixa Econômica Federal.