A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), abriu licitação para contratação de empresa para realizar adequações geométricas em diversas vias na área urbana de Piracicaba. Empresas interessadas em participar da licitação, na modalidade concorrência, têm até dia 27 de março, às 13h30, para enviar os envelopes com documentação e proposta de serviço. No mesmo dia, às 14h, acontece a sessão de abertura dos envelopes. O valor estimado da contratação é R$ 4.477.791,31 e o critério de julgamento é o menor preço. O edital completo está disponível no site da Prefeitura (piracicaba.sp.gov.br), na aba Licitações (editais/atas).

Ampliação na faixa de acomodação na avenida Luciano Guidotti com a rua Antonio Keller é uma das ações previstas – Foto Isabela Borghese Conforme a titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira, a Pasta elaborou projetos de melhorias no sistema viário que incluem a construção de canteiros, minirrotatórias, remodelação para criação de vagas de estacionamentos e adequação geométrica de diferentes pontos, com o intuito de proporcionar mais segurança, conforto e fluidez no trânsito. “A todo momento temos novas demandas que são analisadas pelo Departamento de Engenharia da Semuttran e também de pontos críticos na cidade, de acordo com as estatísticas de acidentes que constam no sistema Infosiga, que é o Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo. Ano a ano, então, implantamos vários projetos que melhoram a geometria das vias, sempre visando a segurança de todos os envolvidos com a mobilidade urbana, tanto motoristas quantos pedestres, ciclistas, motociclistas”, disse. Entre as intervenções previstas no edital estão o alargamento de trecho da avenida dos Marins e rua Santo Morato; ciclovia e alargamento nas avenidas Jaime Pereira e Rui Teixeira Mendes; prolongamento viário da rua Antonio Cobra Filho até a rua Adelmo Cavagioni; rotatória na rua Cardeal Arcoverde com a rua Luther King; faixa de conversão na avenida Cássio Paschoal Padovani com a rua Alberto Nepomuceno; estacionamento na Praça Antonio de Pádua Dutra, entre as ruas XV de Novembro e Moraes Barros; prolongamento do canteiro central na avenida Luiz Pereira Leite com a rua Lavinio Pompeu; ampliação na faixa de acomodação na avenida Luciano Guidotti com a rua Antonio Keller; estacionamento e rotatória na avenida Luciano Guidotti e rua Sebastião Pinto Salgado; instalação de guarda-corpo em diversos pontos da cidade, passeio (calçadas) em pontos de ônibus e readequação de bocas de lobo em ciclofaixa.

Prolongamento do canteiro central na avenida Luiz Pereira Leite com a rua Lavinio Pompeu também está entre as ações previstas – Foto Isabela Borghese

De acordo com Jane, as adequações geométricas nas vias, entre outras ações, como obras de recapeamento, campanhas de conscientização, reforma permanente da sinalização vertical e horizontal e fiscalização eletrônica e pelos agentes de trânsito, Polícia Militar e Guarda Civil, colaboram para a redução dos acidentes na cidade. E os números comprovam isso. Segundo a Semuttran, 2022 teve o menor número total de acidentes registrados em geral – 1.447 -, com vítima e sem vítima, desde 2019, que teve 1.883 acidentes. Em 2020 foram 1.674 acidentes e em 2021, 1.745. Para as empresas interessadas em participar da licitação, o local de entrega dos envelopes com documentos e propostas é no Centro Cívico (prédio da Prefeitura), localizado na rua Antônio Correa Barbosa, 2233, no setor Divisão de Compras, que fica no 7º andar. O prazo de vigência do contrato com a empresa vencedora da licitação é de 12 meses, contados a partir da data de emissão da Ordem de Serviço, podendo ser prorrogado.