Portal do Município de Piracicaba

Prefeitura abre licitação para mais um trecho do projeto da ciclovia Riverside

Fonte de recursos para realização da obra é o Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, por meio da Caixa Econômica Federal

Por CCS / Publicado em 25/03/2024
Tempo de leitura: 3 minutos.

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), abriu licitação para a construção de mais um trecho da ciclovia Riverside. Este trecho inicia no Anel Viário Municipal Comendador Leopoldo Dedini, após a ponte sobre o rio Piracicaba, e vai até a avenida Comendador Pedro Morganti, abrangendo a área gastronômica do bairro Monte Alegre e as proximidades da indústria OJI Papéis, totalizando 4,6 km. O edital de concorrência eletrônica é o de número 11/2024. O processo é 24.782/2024. A abertura das propostas está agendada para 8/05 às 13h30 e o início da fase de lances será no mesmo dia, às 14h.

O projeto total da Riverside terá 36km, ligando os bairros Jupiá e Monte Alegre. O primeiro trecho da ciclovia, de 5,1km na região do Engenho Central, ligando a Ponte do Morato ao final da avenida Juscelino Kubistschek, já foi homologado e as obras começam nesta semana. O segundo trecho está em fase de projeto.

De acordo com o memorial descritivo do projeto, ao longo da ciclovia serão colocadas lixeiras e painéis informativos da rota. Haverá área de contemplação, destinada a parada, descanso e encontro de ciclistas, composta por bancos de concreto e paraciclo metálico. A ciclovia deverá ter 2,50m de largura.

A fonte de recursos para a realização da obra é o Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), por meio de contrato com a Caixa Econômica Federal. O valor estimado da contratação é R$ 2.924.487,17. O prazo para execução dos serviços é de seis meses, a partir da emissão da Ordem de Serviço.

“Essas intervenções que vamos fazer para a construção da ciclovia buscam a melhoria dos espaços públicos, com foco em ações de segurança viária e mobilidade ativa, visando transformar os espaços públicos, induzir o convívio, o acolhimento e o desenvolvimento cognitivo da população que desempenha seus percursos entre moradia, trabalho, escolas e lazer”, falou a titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira.

Carros estacionados em rua no bairro Monte Alegre.
Terceiro trecho da ciclovia Riverside passa pela avenida Comendador Pedro Morganti, no bairro Monte Alegre

Notícias relacionadas
Defesa Civil Meio Ambiente Obras Públicas Trânsito e transportes
Defesa Civil Meio Ambiente Obras Públicas Trânsito e transportes
Defesa Civil Meio Ambiente Obras Públicas Serviços Públicos Trânsito e transportes
Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.