A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), abriu licitação para a construção de mais um trecho da CicloPira, que terá 3.064,30 metros, ligando as avenidas Limeira e Centenário. A licitação, modalidade concorrência e número 50/24, foi publicada no Diário Oficial, e as empresas têm até as 13h30 do dia 16/01 para apresentação das propostas; o início da fase de lances acontece no mesmo dia, a partir das 14h. O edital completo pode ser acessado no portal da Prefeitura (https://piracicaba.sp.gov.br), na área Editais, no botão Licitações.
O valor estimado da contratação é de cerca de R$ 2,7 milhões, com critério de julgamento por menor preço global, e o prazo para execução dos serviços é de três meses, a contar da data da emissão da Ordem de Serviço pela Semuttran.
O escopo de projeto consiste na implantação da ciclovia iniciando na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira (em frente à travessa Juqueri), passando pela avenida Limeira, até o portão de acesso à Esalq, no cruzamento da avenida Centenário com a avenida Carlos Botelho. Dessa forma, a CicloPira será conectada à ciclovia existente dentro da universidade e a ciclovia da avenida Renato Wagner.
“A principal proposta da CicloPira é integrar nossos espaços urbanos e turísticos, promovendo uma cidade mais humana, acessível e ecológica. O circuito não apenas proporciona uma opção de transporte saudável e eficiente, mas também fomenta a interação social e a apreciação do entorno. Por isso, a criação de mais trechos conectados atende ao projeto de proporcionar essa integração segura, além de possibilitar que, futuramente, novas conexões sejam feitas”, destacou Jane Franco Oliveira, titular da Semuttran.
Ao longo da ciclovia serão instaladas lixeiras e placas de sinalização viária. O piso da ciclovia será em concreto desempenado e acabamento com pintura, onde o trecho percorrer sobre o asfalto. Também haverá pintura com a instalação de tachões, guard rail e balizadores.
Nos cruzamentos de travessia da ciclovia serão instaladas travessias elevadas para a redução de velocidade dos veículos. As áreas adjacentes da ciclovia que sofrerem alteração deverão ter a forração recomposta por grama.
CONCLUÍDO – O primeiro trecho, já concluído, da CicloPira tem início na Ponte do Morato e percorre a área de vegetação até a passarela Estaiada. Depois, a ciclovia entra no Engenho Central, passa pelo Parque do Mirante, avenida Dr. Maurice Allain, atravessa a avenida Barão de Serra Negra e entra na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira.
Já o trecho em andamento, na nova etapa em construção, parte do Anel Viário Municipal Comendador Leopoldo Dedini, após a ponte sobre o rio Piracicaba, e vai até a avenida Comendador Pedro Morganti. As obras estão em andamento.