A Prefeitura abriu na ultima sexta (11), a licitação para as empresas interessadas na concorrência da construção do Teatro Engenho com capacidade para 442 pessoas. O projeto de restauração do Armazém 6 onde funcionará o teatro, foi apresentado no final do mês passado pelo prefeito Barjas Negri. A proposta de restauração é do arquiteto Marcelo Ferraz, do Escritório Brasil Arquitetura, que concluiu o projeto-executivo incluindo, além do restauro do prédio do Armazém 6, os projetos das redes hidráulica e elétrica, acústica, ar-condicionado e iluminação. A obra está orçada em R$ 6,8 milhões, sendo R$3 milhões investidos pelo Banco Santander e o restante previsto no orçamento de 2010. O Armazém 6 do Engenho Central será transformado num amplo teatro em dois pavimentos, além de restaurante e galerias que remontam ao “teatro elisabethano”. Outra novidade: o palco interno extrapolará a edificação do barracão e formará, com a praça Central do Engenho, uma ampla área de atividades culturais ao ar livre. Por seu um sítio arquitetônico de grande importância, o restauro deve deixar as marcas do tempo no galpão e revelar o lado industrial da edificação. A “nave central” será a do Teatro, que contará com cerca de 442 lugares, divididos nos pavimentos e galerias. As demais dependências abrigarão, de um lado, restaurante, bar, cozinha industrial, camarins, banheiros e hall e, do outro, sala de atividades multiuso, que pode tanto servir como espaço de ensaios, como para a hospedagem de escolas de música, artes cênicas, danças e outras. O projeto acústico do teatro é de José Augusto Nepomuceno, responsável pela acústica da Sala São Paulo. Após visitar o prédio, o prefeito Barjas Negri lembrou que, no seu programa de governo, estão colocados investimentos na recuperação do Engenho Central. Porém, o mais importante foi o acordo com a família Silva Gordo que garantiu a posse definitiva do imóvel. A Prefeitura já vinha investindo anualmente para recuperar o espaço, como a primeira etapa da infraestrutura, piso, reforma dos sanitários e restauro do Armazém 14. Neste ano, foram viabilizadas mais duas grandes ações: restauração do Armazém 6 para sua transformação num teatro e a recuperação dos Armazéns 7-A, 7-B e 5 para a instalação do Museu do Açúcar. Está ainda em execução a segunda etapa da infraestrutura do Engenho: calçamento, instalação subterrânea das redes de água, luz, esgoto, energia e telefonia e a recuperação do Armazém 14-A, este servirá como sede administrativa do complexo.