A partir de hoje, 05/02, escolas e outros grupos já podem solicitar a participação em atividades de educação ambiental à Prefeitura de Piracicaba, por meio do NEA (Núcleo de Educação Ambiental), da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap). As atividades, voltadas para maiores de sete anos, são realizadas nos espaços educadores do Zoológico Municipal, Estação Experimental de Tupi, Parque do Mirante, Viveiro Municipal, Jardim Botânico entre outros.
As visitas são planejadas de acordo com a faixa etária e a necessidade do grupo e têm como objetivo a sensibilização ambiental dos participantes. Temas como biodiversidade, conservação florestal, água e resíduos são abordados por meio de atividades lúdicas e do contato direto com a natureza.
Entre as visitas monitoradas, está o roteiro Mirando Nossas Águas, realizado no Parque do Mirante, que discute questões como bacias hidrográficas, mata ciliar, espécies de fauna e flora locais e urbanização, em paralelo com a história da cidade e seus ciclos econômicos, tudo isso durante um passeio agradável à sombra das árvores do parque.
As visitas ao Zoo Municipal abordam a biologia dos animais, a conservação dos biomas, o bem-estar animal, além da importância do espaço para a preservação das espécies.
Na Estação Experimental de Tupi, o Horto de Tupi, um dos roteiros de visita leva os participantes por uma trilha leve no meio da mata, para imersão na história da área protegida, características da floresta, da bacia hidrográfica e da biodiversidade local.
Já no Viveiro Municipal, os grupos têm contato com todo o processo de produção de mudas de árvores nativas, desde a separação das sementes, a germinação em estufa, até elas ficarem prontas para o plantio nas calçadas da cidade e áreas de preservação.
Para agendar uma atividade, as escolas e grupos interessados devem preencher o formulário de solicitação disponível no site do NEA, no endereço: https://neasimap.wixsite.com/educacaoambiental/about-3. Os grupos devem ter no mínimo 10 e no máximo 40 participantes (acima dos sete anos), além de providenciar seu próprio transporte até o local escolhido.
A confirmação é feita pelos educadores do núcleo a partir da análise de disponibilidade de data, número de participantes, faixa etária, objetivo da visita e como ela complementará o trabalho realizado pela instituição solicitante.
“O preenchimento do formulário é importante, pois além de organizar a agenda da equipe, ele nos dá informações sobre a instituição solicitante, que é fundamental para o planejamento das visitas e o objetivo delas. Todas as atividades são preparadas de forma lúdica e didática de acordo com o público”, explica Katharina Mesquita, educadora ambiental da Simap.
Mais informações estão disponíveis na página do NEA no Instagram, em @neasimap.