Portal do Município de Piracicaba

Prefeitura abre inscrições para chamamento público em 25 modalidades esportivas

Prazo de inscrição segue até o dia 17/11; divulgação do resultado preliminar acontece em dezembro

Por CCS / Publicado em 17/10/2025
Tempo de leitura: 6 minutos.

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, abre inscrições para projetos de chamamento público de fomento esportivo, visando à seleção de organização da sociedade civil interessada em desenvolver o projeto de formação e de desenvolvimento esportivo em 25 modalidades para o período de janeiro a dezembro de 2026. A publicação foi feita esta sexta-feira (17/10), no Diário Oficial do município.

A imagem mostra um grupo de crianças e adolescentes praticando karatê em um tatame azul, sob uma cobertura com bandeirinhas coloridas. Todos vestem o quimono branco de karatê e alguns usam luvas vermelhas de proteção. A iluminação sugere que o treinamento ocorre ao entardecer ou à noite. As crianças estão em posições de luta e treino, demonstrando foco e disciplina. No fundo, é possível ver árvores e um veículo. A cena transmite uma atmosfera de aprendizado e atividade física em um ambiente ao ar livre.
Iniciação do karatê no Santa Rosa. Chamamento público promove o fomento do esporte na cidade.

O prazo de inscrição segue até o dia 17/11. No período de 21 a 28/11 serão avaliadas as propostas por uma Comissão de Seleção e a divulgação do resultado preliminar (estimativa) é o dia 01/12/2025. A divulgação do resultado final (estimativa) é o dia 05/12 (sem recurso) e 17/12/2025 (com recurso).

No centro da imagem, dois jovens lutadores estão em ação. Um deles, vestindo um protetor de cabeça vermelho e um colete branco com detalhes vermelhos, está em pleno chute alto com a perna direita. O outro lutador, com um protetor de cabeça azul e um colete azul com detalhes brancos, parece estar se defendendo ou bloqueando o ataque. Ambos vestem o tradicional dobok branco de taekwondo e estão descalços, como é comum na modalidade. Ao redor da área de luta, há outros participantes e espectadores sentados ou ajoelhados. Alguns jovens vestem doboks brancos com faixas coloridas, indicando seus diferentes níveis de graduação. Há também adultos, possivelmente treinadores ou árbitros, observando a luta. Ao fundo, pode-se ver arquibancadas com bolsas e pertences, e a estrutura da quadra com uma rede de proteção. A quadra possui um piso emborrachado nas cores vermelho e azul.
As inscrições abrangerão 25 modalidades esportivas

Os editais e os respectivos anexos estão disponíveis por meio do Sistema Prefeitura Sem Papel (https://sempapel.piracicaba.sp.gov.br/atendimento/inicio) para realização da inscrição, exclusivamente online.

Leandro Reynaldo da Silva, gestor do Caldeirão Futebol Clube, entidade responsável pelo desenvolvimento esportivo do futsal masculino, basquete feminino e voleibol masculino, com média de 100 atendimentos mensais de atletas/alunos por modalidade, em núcleos espalhados pelo município, ressalta que o chamamento público é fundamental para o desenvolvimento do esporte. “Por meio desse trabalho e graças ao apoio do Poder Público, conseguimos tirar a criança da rua para praticar esporte e criamos assim bons cidadãos para o futuro”.

A Associação Piracicaba de Taekwondo atua em parceria com a Prefeitura nas modalidades de taekwondo, boxe e ginástica rítmica atendendo 250 crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, na iniciação esportiva. “Além do esporte, promovemos a cidadania, bons hábitos, saúde e inclusão social combatendo o sedentarismo e a depressão infantil”, destacou Frederico Mittoka, gestor do projeto Em Busca de Campeões, que realiza atendimento gratuito nos bairros Novo Horizonte, Jardim Eldorado, Jardim Kobayat, Morumbi, Castelinho, Paulicéia, Parque Piracicaba, Residencial Altos de Piracicaba e Mario Dedini.

A Associação Sport Way de Piracicaba é responsável, atualmente, pelos trabalhos com as modalidades de judô, karatê, tênis de mesa e kickboxing. Diego Spigolon, coordenador do projeto e presidente do Conselam (Conselho Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), explica que 400 alunos são atendidos mensalmente. “São crianças, jovens e adultos, da formação ao alto rendimento, oportunizando a prática esportiva de forma gratuita em diversas localidades do município”.

Os atendimentos ocorrem na Pauliceia, Dois Córregos, Jd. Primavera, Santa Rosa, Bosque dos Lenheiros, Parque Orlanda, Parque Piracicaba/Balbo, Jaraguá, Morumbi, Vila Rezende e Primeiro de Maio, sempre com profissionais de extrema qualidade e experiência. “Os projetos esportivos desenvolvidos trazem inúmeros benefícios para crianças e jovens, contribuindo para o físico, melhorando a coordenação, força, resistência, favorecendo ainda a socialização, contribuindo para o controle emocional e promovendo um crescimento equilibrado e saudável”, destacou Spigolon.

O secretário municipal de Esportes, Roger Carneiro, explica que o chamamento público é um procedimento administrativo pelo qual a Prefeitura convida organizações sem fins lucrativos, empresas e outras entidades a apresentarem projetos para firmar parcerias e executar atividades esportivas de interesse público. “Graças à sensibilidade do prefeito Helinho Zanatta, estamos abrindo esse novo chamamento público para 25 modalidades que garante o acesso ao esporte para todos”.

Todos os processos atendem a Lei Federal 13.019/2014, são regulamentados pelo decreto municipal nº 1.093 de 1º de junho de 2017 e cumprem as determinações do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil.

As modalidades do chamamento público são basquete (feminino e 3×3), basquete (masculino e 3×3), capoeira, canoagem, boxe (masculino e feminino), basquete sobre rodas, ciclismo (masculino e feminino), futebol feminino, futebol masculino, futsal feminino, futsal masculino, ginástica artística (masculino e feminino), ginástica rítmica, handebol (masculino e feminino), judô (masculino e feminino), karatê (masculino e feminino), kickboxing (masculino e feminino), rugby, taekwondo (masculino e feminino), tênis de mesa (masculino e feminino), tênis (masculino e feminino), voleibol masculino, voleibol feminino, voleibol adaptado e skate (masculino e feminino).

A imagem mostra um grupo de jovens jogadoras de basquete em uma quadra interna. O piso da quadra é de madeira brilhante, com linhas amarelas e brancas demarcando as áreas de jogo. Ao fundo, uma estrutura metálica com telhado curvo e janelas permite a entrada de luz natural. As jogadoras, vestindo uniformes de basquete em tons de preto, laranja e branco, estão espalhadas pela quadra. Algumas estão em formação, enquanto outras parecem estar em meio a uma jogada ou treinamento. Uma jogadora no lado direito da quadra está com a bola na mão, pronta para arremessar, e outra, mais ao fundo, parece estar defendendo. A atmosfera geral sugere um ambiente de treino ou jogo competitivo.
Núcleo de basquete feminino, com aulas gratuitas, no Ginásio do Jaraguá


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.