Entre as modernizações, estão a criação de corredor gastronômico e comercial e instalação de espaços dedicados ao lazer e esporte

A Prefeitura de Piracicaba disponibiliza a partir de hoje, 20/10, consulta pública para receber dúvidas e sugestões sobre o projeto de revitalização da praça José Bonifácio e seu entorno. Qualquer pessoa pode participar da consulta, que vai ficar disponível por 30 dias no site consultaspublicas.piracicaba.sp.gov.br/projetos/revitalizacao-praca-jose-bonifacio/. Para isso, é necessário fazer cadastro. O objetivo é abrir espaço para que a população opine sobre o projeto, sugerindo alterações e novas ideias.

O anúncio da consulta pública foi feito ontem, 19/10, durante apresentação do projeto conceitual a lojistas, usuários e moradores do entorno e da região central, no Clube Coronel Barbosa. A revitalização da praça José Bonifácio busca ampliar e enaltecer o acesso turístico no município, bem como favorecer a ocupação habitacional da área central. A proposta está alinhada ao Masterplan, um estudo da área central, incluindo pontos estratégicos, desenvolvido em parceria entre a Prefeitura e Acipi.

Comerciante há 23 anos da praça José Bonifácio, Silvia Sonalis Simões dos Santos disse que o projeto impacta positivamente para quem trabalha no local. “Falando da praça em si, acredito que a revitalização vai trazer melhorias. Mas é importante que a Prefeitura abra esse espaço para ouvir a população”, disse.

Participaram da apresentação os titulares das secretarias de Obras e Zeladoria (Semozel), Trânsito e Transportes (Semuttran), Ação Cultural (Semac), Governo (Semgov) e de Habitação e Gestão Territorial (Semuhget). Também integrou o secretário de Transportes Internos (Semutri) e presidente da Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL), Reinaldo Pousa.

“O intuito da apresentação foi de mostrar o projeto conceitual da revitalização da praça José Bonifácio e discutir ideias com a população e com os lojistas e comerciantes do entorno, para entendermos o que é e o que não é relevante, para só depois colocarmos em andamento o projeto executivo”, explicou a diretora de projetos especiais da Semgov, Rose Massaruto.

A titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira, ressaltou ainda que a consulta pública é, justamente, para saber e considerar a opinião pública antes de qualquer aplicação do projeto. “Queremos ter essa participação de todos”, completou.

O anúncio da consulta pública foi feito ontem, 19-10, durante apresentação do projeto no Clube Coronel Barbosa

O PROJETO – O projeto de modernização foi desenvolvido após estudo que avaliou as condições gerais de mobilidade, como infraestrutura para pedestres, ciclistas, transporte coletivo e individual e fluxo de trânsito. Também contou com um estudo ambiental das árvores que estão no espaço, considerando graus alto e médio das que possuem algum risco de queda e as saudáveis, além das árvores de pequeno porte que podem ser remanejadas e replantadas em outra parte da praça. O novo projeto prevê o aumento do número de árvores para 110, como forma de ampliar a área de sombra e trazer vitalidade para a região.

As propostas são de revitalização total da área, com abertura da rua Moraes Barros em frente à Catedral de Santo Antônio, alongamento da praça José Bonifácio e elevação do piso das vias no entorno, inversão de mão na rua Prudente de Moraes (a partir da avenida Armando de Salles Oliveira a via segue para a direção da Rua do Porto, como forma de integração), ampliação das vagas de estacionamento, criação de corredor gastronômico e comercial, instalação de espaços dedicados ao lazer e esporte, criação de ambiente direcionado a eventos, remodelação dos canteiros e berços das árvores e modernização dos equipamentos estruturais, como bancos e iluminação.

A diretora de projetos especiais da Semgov, Rose Massaruto, explicou que o intuito da apresentação foi mostrar o projeto conceitual e discutir ideias

A intenção é tornar a praça um espaço pulsante, reorganizando os usos e implantando atrações atualizadas que tragam público diversificado, garantindo, assim, a ocupação da praça central em diferentes horários e dias da semana, já que o estudo notou que o local tem constante fluxo de pessoas durante a semana, mas que diminui aos sábados e domingos.

Além da Praça José Bonifácio, o Masterplan integra também um pacote de obras de revitalização, melhorias e modernização, contemplando ainda a remodelação viária da Rua do Porto, instalação de ciclovias, desassoreamento e limpeza do rio Piracicaba, chamamento para aluguel de patins e bicicletas elétricas e a nova rodoviária. Os projetos estão em desenvolvimento.

O projeto conceitual foi apresentado também para diretores e associados da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e para membros da Diocese de Piracicaba em setembro.