A partir da próxima segunda-feira, 12/12, a Secretaria Municipal de Saúde abrirá credenciamento de hospitais, clínicas e médicos especialistas para a prestação de serviços médicos especializados, pequenas cirurgias e exames/procedimentos oftalmológicos junto à Rede Municipal de Saúde por 12 meses, com investimento de R$ 4,72 milhões. A adesão ao chamamento público nº 02/22 vem para atender a demanda reprimida na cidade em decorrência, principalmente, da pandemia da Covid-19 e foi tema de coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira, 07/12, da qual participaram o prefeito Luciano Almeida, o secretário de Saúde, Filemon Silvano, o superintendente administrativo da Unimed Piracicaba, Sérgio Furtuoso, que representou o presidente da cooperativa, Carlos Joussef. O chamamento pode ser acessado no site da Prefeitura – piracicaba.sp.gov.br – em Licitações, depois Editais/Atas.

Anúncio da abertura de chamamento público para a contratação de serviços médicos especializados foi feito em coletiva de imprensa na tarde de hoje, 07/12

Com a abertura do credenciamento, durante os próximos 12 meses, a Prefeitura de Piracicaba pretende realizar 19.140 horas médicas em 36 especialidades médicas, realizar 744 pequenas cirurgias em quatro especialidades, além de 26.940 procedimentos/exames oftalmológicos. "Eu faço um apelo aos médicos da nossa cidade, nós precisamos de vocês. Se a adesão for significativa, acreditamos que em dois anos vamos equilibrar o atendimento em especialidades e diminuir consideravelmente a fila de espera", reforçou o prefeito Luciano Almeida. Para Filemon Silvano, esta é mais uma das ações realizadas pela Prefeitura para minimizar a falta de médicos e profissionais de saúde existente na rede municipal. "Trabalhamos durante seis meses para conseguir, de forma legal, oferecer esta prestação de serviço com um preço médio já aplicado atualmente no mercado, como o que é realizado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde, o Cismetro Campinas. Desta forma, acreditamos que este chamamento fica atrativo e que muitos médicos se credenciem", apontou.

Ainda na coletiva, o secretário de Saúde reforçou que a Associação Paulista de Medicina (APM), regional Piracicaba, também vai incentivar o credenciamento. "Conversei com o presidente da APM, o Ricardo Tedeschi Matos, e ele confirmou que a associação vai falar deste chamamento público aos médicos da cidade para que eles também possam participar", afirmou Filemon Silvano.

Filemon Silvano, o prefeito Luciano Almeida e Sérgio Furtuoso durante coletiva de imprensa

Segundo Furtuoso, a Unimed Piracicaba é parceira da Prefeitura em diversas frentes e vai motivar os profissionais cooperados a aderirem ao credenciamento. "Estamos aqui para formalizar que vamos, sim, incentivar nossos médicos cooperados a participarem deste credenciamento dentro de suas possibilidades. É uma força conjunta e solidária que vai ajudar a quem precisa e, também sem prejudicar o atendimento em nossa rede. Vamos aproveitar nosso hospital, dentro de sua ociosidade, principalmente à noite e aos fins de semana, para ofertar mutirões ou corujões da saúde", concluiu. A Secretaria de Saúde tem trabalhado para ampliar a oferta de exames e consultas porém ainda existe um alto percentual de absenteísmo – faltas aos procedimentos agendados. De acordo com o levantamento feito pela SMS, em 2021, foram oferecidos mais de 757 mil exames na rede, porém, pouco mais de 658 mil foram realizados; já em 2022, foram 1,63 milhão de exames ofertados e 245.369 ausências.