A Prefeitura de Piracicaba abriu, na última sexta-feira, 06/05, chamada pública para a aquisição de mais de 5 toneladas de hortifrutis orgânicos e agroecológicos para atendimento da merenda escolar da Rede Municipal de Ensino do município, por período de dez meses. A iniciativa é da SME (Secretaria Municipal da Educação), por meio da DAN (Divisão de Alimentação e Nutrição), em parceria com a Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), que estão desde agosto de 2021 em tratativas junto com agricultores para viabilizar essa compra.

Os produtos solicitados pela chamada pública incluem abobrinha italiana, alface crespa roxa, batata-doce rosada, repolho roxo e tomate italiano. A compra dará prioridade para produtores locais e será exclusiva para agricultores familiares, a fim de atender os requisitos do Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

Agricultores orgânicos e equipes da DAN e SEMA durante reunião

A secretária Nancy Thame, da Sema, enfatiza a importância da parceria entre as pastas de Educação e Agricultura para a efetivação deste processo. “A Sema está apoiando, mobilizando os produtores locais e participando de todo o processo para garantir o fortalecimento da produção agrícola local e da segurança alimentar de crianças e adolescentes das escolas públicas”, disse.

A nutricionista responsável técnica da DAN, Mariana Chaves, disse que essa chamada é a concretização de um projeto que, nesta primeira etapa, será utilizado em oito unidades piloto, permitindo a estabilidade dos agricultores e estruturação neste ano para ampliação do fornecimento a toda a Rede Municipal nos próximos anos.

“A parceria com a Sema permitiu estreitar o diálogo com os grupos informais e produtores individuais do nosso município, o que possibilitou a publicação desta chamada”, afirma Mariana.

A previsão é que esses alimentos sejam entregues no segundo semestre deste ano, atendendo as escolas selecionadas para o projeto-piloto. Os agricultores orgânicos e agroecológicos interessados podem apresentar a documentação para habilitação e Projeto de Venda até o dia 8 de junho, às 9h, na DAN, localizada na avenida Dona Lídia, 493, no bairro Vila Rezende.

A previsão é que esses alimentos sejam entregues no segundo semestre deste ano

Chamada pública dará prioridade para produtores locais de Piracicaba