Portal do Município de Piracicaba

Prefeitura abre 17ª Jornada Pedagógica com palestra de Luiz Felipe Pondé

Evento vai reunir mais de 4.900 profissionais da rede municipal para discutir inclusão, inovação e competências na educação

Por CCS / Publicado em 14/10/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.
A imagem mostra uma grande plateia sentada em cadeiras, assistindo a um evento. A maioria das pessoas na plateia são mulheres, e muitas delas estão vestidas de preto. O ambiente parece ser um salão de eventos ou auditório, com iluminação artificial e um teto alto. Ao fundo, há uma escada e uma saída de emergência. Também é possível ver uma ambulância estacionada do lado de fora, através de uma janela. A atmosfera parece ser de um evento formal ou profissional.
Abertura da 17ª Jornada Pedagógica aconteceu no salão do Sindicato dos Metalúrgicos

Com o tema Educação em Tempos de Transformação: Inclusão, inovação, emoções e competências para um novo aprender, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Educação, deu início ontem, 13/10, à 17ª edição da Jornada Pedagógica. O evento, voltado exclusivamente aos profissionais da rede municipal, recebeu 4.920 inscrições e segue até sexta-feira, 17/10.

Durante a cerimônia de abertura, que aconteceu no Sindicato dos Metalúrgicos, a secretária municipal de Educação, Juliana Vicentin, destacou a importância da jornada como espaço de reflexão e crescimento profissional. “A Jornada Pedagógica é um evento incrível organizado e realizado pela Secretaria de Educação. E o tema desta edição foi pensado como uma forma de nos convidar a olhar para o presente e o futuro da educação com responsabilidade. Que essa semana seja um espaço de diálogo e inspiração”, afirmou.

A imagem mostra uma mulher loira com cabelo comprido, usando um microfone e falando para uma plateia, que parece ser um coro de jovens vestindo camisetas azuis. Ela está em primeiro plano, segurando um pedestal com papéis. Seu cabelo é loiro platinado e ela usa maquiagem. Ela está vestindo uma blusa preta de mangas compridas com detalhes bufantes nos ombros e punhos. O coro está ao fundo, em foco desfocado, e parece estar em um palco ou auditório. A iluminação geral é suave, com tons verdes e roxos, sugerindo um ambiente de performance.
A secretária de Educação, Juliana Vicentin, destacou a importância da jornada como espaço de reflexão e crescimento profissional

Na sequência, a abertura foi marcada pela palestra A Era da Ansiedade, com o filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé. O professor abordou o desenvolvimento do estudo da ansiedade ao longo da história, destacando o sentimento como uma inquietação essencial do ser humano — uma herança evolutiva e existencial. A atividade também contou com a apresentação do coral Luiz de Queiroz da Esalq-USP.

O homem, careca e com barba branca, está em um palco, segurando um microfone em sua mão direita e com a mão esquerda no bolso de seu terno escuro. Ele usa um terno azul escuro sobre uma camisa preta e calças pretas. O palco é iluminado e o fundo é uma parede cinza claro com uma linha horizontal escura no topo. À direita, há um extintor de incêndio vermelho pendurado na parede. À esquerda, há um objeto escuro coberto com um tecido roxo.
O filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé abordou o tema A Era da Ansiedade na palestra de abertura

Na manhã de hoje, 14/10, o evento teve continuidade com a oficina Metodologias Ativas e os 4Cs, conduzida pelo professor Sérgio Daniel Ferreira, no Centro de Formação. Ele também será o responsável pela oficina do período da tarde, às 13h30.

A palestra está sendo realizada em uma sala com muitas pessoas sentadas em cadeiras, olhando para uma tela grande. A tela exibe a palavra "EDUCAÇÃO" escrita em cores vibrantes, com um ícone de casa formado por blocos coloridos. Abaixo da palavra "EDUCAÇÃO", há uma pergunta escrita em português: "QUAL É O PAPEL DA ESCOLA?". Um homem está em pé perto da tela, provavelmente o palestrante, gesticulando enquanto fala. A audiência parece composta majoritariamente por mulheres, de diversas idades, e algumas estão anotando em cadernos ou olhando atentamente para o palestrante. O ambiente é iluminado por luzes no teto e a sala parece ser um local de treinamento ou conferência, com mesas e cadeiras dispostas em fileiras.
Oficinas de hoje são conduzidas pelo professor Sérgio Daniel Ferreira
A imagem mostra um grupo de pessoas, a maioria mulheres, reunidas em uma sala clara e colorida, possivelmente uma sala de aula ou um espaço de workshop. Elas estão sentadas em mesas redondas e retangulares, engajadas em uma atividade que parece envolver a montagem de estruturas com pequenas peças coloridas. Há um instrutor ou facilitador, um homem, em pé no fundo, orientando alguns participantes. As paredes da sala são decoradas com elementos lúdicos e educativos, como nuvens coloridas, aviões de papel e um grande círculo verde com um símbolo de euro estilizado e uma lupa, sugerindo um tema relacionado à criatividade, aprendizado ou inovação. A iluminação é boa, vindo de cima e de uma janela visível ao fundo, criando um ambiente acolhedor e propício para atividades em grupo. Há também móveis coloridos, como cadeiras laranjas e bancos em tons de verde e laranja, que adicionam vivacidade ao espaço.
Hoje acontecem duas oficinas sobre Metodologias Ativas e os 4Cs

A programação segue à noite com a palestra da professora doutora Camila Leon, que abordará o tema Função Executiva e a Aprendizagem, no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação.

Amanhã, 15/10, a 17ª Jornada Pedagógica continua com duas apresentações do grupo Tiquequê, que fará um bate-papo musical às 8h30 e às 13h30. Às 19h, ocorrerá palestra com Amyr Klink, sobre Mudanças, desafios, perspectivas e qualidade no planejamento; o encontro acontecerá no Teatro Municipal Dr. Losso Netto.

A programação do dia 16/10 terá palestra com o tema Descomplicando o TDAH na Educação, às 8h30 e às 13h30, no anfiteatro da Secretaria, com o Prof. Me. Robson Dias. À noite, às 19h, será a vez da apresentação da Prof.ª Lorena Morachino, que abordará o Conceito da Cidade das Crianças, no Sesc Piracicaba.

Por fim, na sexta-feira, 17/10, haverá um encontro dos profissionais da educação, em comemoração ao Dia do Professor, no Engenho Central.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.