Prefeito visita prédio da Empem
O prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, visitou na manhã desta terça-feira, 11/10, o prédio da Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle), situado na rua Santa Cruz, 1.155. O convite para a visita foi feito pelo casal Maria Apparecida (Cidinha) e Ernst Mahle, fundadores da escola. A recepção ao chefe do Executivo foi com uma apresentação musical, feita por Cidinha, ao piano, e Antonio Carlos Garcia, no fagote. Na sequência, o prefeito conheceu as salas do local.
Cidinha Mahle mostra instrumento da Empem ao prefeito Atualmente, o prédio da Empem integra a lista de imóveis à venda que a Rede Metodista de Educação, administradora da Empem por estar incorporada ao Instituto Educacional Piracicabano da Igreja Metodista, colocou no Plano de Recuperação Judicial para quitar os débitos que a instituição tem com credores e o próprio Governo. Os fundadores estão se mobilizando, junto aos alunos, ex-alunos, professores e demais envolvidos com a escola, para que o prédio não seja vendido.
Reitor da Unimep, Ismael Forte Valentin, em conversa com o prefeito Luciano Almeida A Empem foi fundada em 1953 e tem ex-alunos em variados lugares do mundo, como Alemanha, Estados Unidos e Suíça, participando de orquestras e diversos outros conjuntos musicais. “O prédio da Empem foi construído para a arte. Já tivemos aulas de teatro e balé aqui também. A acústica da nossa sala de concertos é impecável. E a escola vai completar 70 anos, então, não pode completar todo esse tempo e acabar”, falou Cidinha. Conforme o prefeito, é necessário estudar o que o poder público pode fazer, levando em consideração que a Empem é uma instituição privada. “Estou voltando para a Prefeitura com uma ‘lição de casa’. Vamos verificar as alternativas do que pode ser feito, do que está ao nosso alcance enquanto poder público, porque tudo precisa estar dentro da legalidade”, comentou.
Cidinha Mahle ao piano, junto de Antonio Carlos Garcia, com fagote Em seguida, o reitor da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Ismael Forte Valentin, disse que irá se reunir em breve com o prefeito para continuar as conversas sobre o assunto. “A Empem é de Piracicaba e queremos que continue. Falei com o prefeito e agendaremos um outro momento para conversarmos”, disse.
Prefeito ao meio, junto de reitor da Unimep, Ismael Forte Valentin, e de Ernst Mahle, fundador da Empem? Participaram da visita também a coordenadora da Empem, Monica Santana; a presidente da Associação Amigos Mahle, Eliana Asano, o professor de violoncelo da Empem Raul Gobeth e a coordenadora nacional jurídica para a Educação Metodista e assessora para Relações Institucionais da Unimep, Renata Helena da Silva Bueno.
