Na manhã desta quarta-feira, 19/06, o prefeito Luciano Almeida visitou, junto à secretária de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame, algumas obras na zona rural e equipamentos de comercialização sob coordenação da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento).

Os Varejões Municipais da Paulista e do bairro São Jorge foram os primeiros espaços visitados pelo prefeito, com o intuito de verificar as obras de revitalização que estão acontecendo desde 2021 em todos os 19 espaços dos varejões de Piracicaba, como reformas de pisos, pintura, estacionamentos, balcões de suporte, instalação de alambrado e portões, arborização e reparos hidráulicos e elétricos.

Segundo a secretária de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame, todas as demandas de reparos nos varejões foram elencadas pela Sema, baseadas em reivindicações de clientes e permissionários. “Desde o início da revitalização, nosso intuito foi melhorar a experiência do consumidor e dos produtores que vendem nos varejões”, afirmou Nancy.

Prefeito Luciano Almeida e secretária Nancy Thame conversam com permissionário no Varejão da Paulista

PONTES – Em seguida, o prefeito e a secretária visitaram as obras de reconstrução de uma ponte de madeira localizada na estrada PIR 288, no bairro Graminha, próximo aos bairros rurais de Ibitiruna e Anhumas.

A reconstrução constava na programação da Sema, pois a ponte encontrava-se em estado crítico. As obras tiveram início na primeira semana de junho e continuam por mais duas semanas. Durante as obras, a população não será prejudicada com a passagem, pois a Sema construiu um desvio de terra ao lado da ponte, na mesma estrada.

O prefeito também vistoriou outras duas pontes de madeira na estrada PIR 296, no bairro Jiboia, que foram reconstruídas recentemente pela Sema. Ambas as obras foram realizadas entre os meses de março e maio deste ano.

A secretaria possui uma equipe especializada na construção de pontes de madeira que faz, diariamente, a manutenção, conservação e monitoramento recorrente de cerca de 150 pontes rurais. O trabalho artesanal feito com eucalipto tratado e pela equipe de sete servidores garante a durabilidade das pontes por aproximadamente 50 anos de uso.

“Quando verificada a necessidade de reconstrução, demolimos a ponte, preparamos toda a fundação para colocar os esteios de sustentação e partir para a reconstrução de fato, com travas de aço, pedras de concreto fundidas pela Sema e madeira tratada, para então cobrir com terra e o material para pavimentos, que pode ser lajão britado ou agregado reciclado”, explica Ecidir Aparecido Prudente Ferreira, servidor da Sema que já trabalha com pontes de madeira há 14 anos.

O prefeito Luciano Almeida também ressaltou o trabalho da secretaria na manutenção diária de 811 quilômetros de estradas rurais. “Estamos andando pelas estradas e verificando que estão bem conservadas. Sabemos também que precisamos incentivar a produção local, dar apoio aos pequenos agricultores e ter logística para o escoamento dessa produção. A Sema tem feito um trabalho muito bacana e que está dando muito resultado”, destacou.

Nancy Thame, prefeito Luciano Almeida e o assessor da Sema Antônio Salvador Castello em ponte no bairro Jibóia
Prefeito ressaltou a manutenção diária de 811 km de estradas rurais pela Sema
Ponte no bairro Jiboia foram reconstruídas em maio