O prefeito Barjas Negri visitou hoje (16) as obras das futuras instalações do CPI – Comando de Policiamento do Interior da Polícia Militar, no 10º BPM/I – Batalhão de Polícia Militar do Interior. O vereador cabo Ferreira também participou da visita.

A criação do 9º Comando de Policiamento em Piracicaba faz parte da proposta de melhoria da segurança pública do município apresentada pelo prefeito Barjas Negri no ano passado ao governador do Estado, Geraldo Alckmin.

“O objetivo dessa visita é acompanhar o processo de implantação do CPI, porque a conquista de melhorias para o fortalecimento da segurança pública na cidade tem sido feita à base de interação e articulação entre todos nós”, disse Barjas.

O 9º CPI vai funcionar na área do 10º BPM/I, localizada Rua Américo Vespúcio, 438, no bairro Algodoal, onde existem dois edifícios de cerca de 600 metros quadrados de área construída cada. Um dos edifícios está sendo reformado e ampliado para possibilitar a acomodação do efetivo do 10ºBPM/I e do novo comando. As obras orçadas em R$ 135 mil , que serão pagos pelo Estado tiveram início há 60 dias pela construtora ganhadora da licitação. No entanto, foram prorrogadas por mais 45 dias, devido a atraso no cronograma.

O tenente-coronel Antônio Celso Noale, comandante do 10º BPM/I, aproveitou a visita do prefeito para reiterar o pedido de apoio na manutenção dos prédios. Segundo Barjas, o Secretário Municipal de Obras, Paulo Prates, já foi designado para estabelecer como a Prefeitura efetuará o auxílio. Segundo Noale, para suprir o novo Comando de Policiamento serão necessários entre 75 e 95 efetivos, e isso deverá ser viabilizado com a criação de 560 cargos na PM do Estado.

Na oportunidade, o prefeito Barjas Negri falou sobre o Fórum de Segurança Pública, que será realizado na Acipi, no próximo dia 24 de março e deverá contar com a presença de representantes das polícias Civil e Militar e do secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho. Para Barjas será mais uma oportunidade para discutir e construir o modelo de segurança.