Portal do Município de Piracicaba

Prefeito visita escolas no primeiro dia do retorno às aulas presenciais

Por Comunicação Social / Publicado em 01/02/2022
Tempo de leitura: 6 minutos.

A Rede Municipal de Ensino de Piracicaba iniciou hoje, 1º/02, as aulas nas 124 escolas, onde estudam cerca de 36 mil alunos. O retorno, a partir de hoje, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), é 100% presencial e todos os protocolos de combate ao coronavírus serão respeitados. Na manhã de hoje, o prefeito Luciano Almeida acompanhou o início das aulas em escolas na zona norte do município.

Luciano esteve na EMEIF Adolfo Basille e na EM Profª. Maria Apparecida Lordello Beltrame, que juntas atendem 635 alunos. “Fico muito feliz em ver a retomada das aulas 100% presenciais, sabemos que muitas crianças foram prejudicadas por ficarem quase dois anos fora da escola. Estamos trabalhando o planejamento de um projeto de educação com período integral, plano de cargo e carreiras para os profissionais da educação e a reestruturação e modernização do plano pedagógico, além de toda readequação de infraestrutura das escolas”, reforçou Luciano.

Prefeito Luciano Almeida conversando com a equipe escolar da EM Adolfo Basille

De acordo com o secretário de Educação, Gabriel Ferrato dos Santos, o foco está na recuperação do que foi perdido em dois anos de pandemia. “Avaliamos os alunos e, em conjunto com a equipe pedagógica, construímos as estratégias necessárias, que serão implementadas durante o ano letivo. É um desafio, mas temos profissionais competentes e dedicados e o envolvimento de todos os nossos servidores para vencer este desafio”, ressaltou.

ACOLHIDA – Para receber os alunos, a comunidade escolar da rede municipal se empenhou para que o retorno total presencial seja feito da melhor forma possível. Delma Maria Serafim de Moraes, diretora da escola Profª Maria Apparecida Lordello Beltrame, explicou ao prefeito Luciano Almeida esse planejamento.

Crianças foram recebidas com atividades voltadas a integração.

“Nossa equipe teve uma reflexão de como receber as crianças com um acolhimento afetivo e a prática de ações voltadas à integração com os pais e a comunidade. Neste primeiro momento preparamos uma proposta com ações diversificadas para acolher as crianças e famílias, dialogando com as necessidades individuais e considerando cada turma em suas especificidades, os professores organizaram os espaços, os materiais e os brinquedos para acolher a todos de forma afetiva e efetiva”, explicou.

Delma de Moraes, diretora da EM Profª Maria Apparecida Lordello Beltrame, em conversa com o prefeito Luciano

A criatividade e a importância da acolhida também marcou a preparação do ano letivo da EM Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, que atende 669 alunos do ensino infantil e fundamental. “As professoras prepararam aulas mais atrativas, com atividades lúdicas, focando mais no emocional da criança nesse retorno, trazendo um pouco do sentimento de casa para que a criança se sinta à vontade no ambiente escolar novamente. Precisamos entender o que a criança sabe, o conhecimento dela e qual seu nível de aprendizagem após tanto tempo fora da escola. Temos a necessidade de trabalhar em cima disso e faremos de tudo para recuperar o ensino”, disse Giovana Franchi, diretora da escola.

Diretora da EM Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, Giovana Franchi

Para Sabino Freitas, pai de Theodoro Sabino, aluno de 3 anos, a volta à escola de forma presencial será um ganho para o filho e para família. “Importante para todos os pais, principalmente para nós, pois nosso filho agora que voltou a falar por ter perdido contato com as pessoas durante a pandemia. Esse primeiro contato na escola é muito importante para ele, voltando a se relacionar com as crianças e professores, e também ajuda na nossa casa, com a nossa convivência.”

Sabino Freitas, pai do aluno Theodoro Sabino, de 3 anos, da EM Joaquim Carlos Alexandrino de Souza

O retorno também está marcado pelo cuidado no combate à covid-19. O uso correto de máscaras, lavagem de mãos, uso de álcool em gel, higienização e manutenção frequente dos espaços e instalações estão mantidos, seguindo as orientações e protocolos sanitários definidos pelos órgãos de Saúde, pelo Plano São Paulo e pelo Setor de Saúde do Escolar.

Somente os alunos que apresentarem laudo médico não precisam retornar às aulas.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.