O prefeito Luciano Almeida visitou hoje, 1º/12, a Estação de Bombeiros, localizada na avenida Independência. Recebido pelo capitão Fabio Henrique Giovani, comandante do 1° Subgrupamento do 16º Grupamento de Bombeiros, o chefe do Executivo entregou à corporação um compressor de ar respirável, doado pela Prefeitura. O equipamento, que teve investimento de R$ 40 mil, carrega cilindros de ar que os bombeiros usam no combate a incêndios e em ocorrências de mergulho.

O prefeito foi recebido pelo capitão Fabio Henrique Giovani

O equipamento tem uma capacidade de carregar os cilindros com 200 litros de ar por minuto, e consegue carregar os cilindros com uma pressão de cerca de 300 bar (300 atm). Isso propicia que um bombeiro respirar ar do sistema por cerca de 30 minutos dentro de um ambiente com fumaça, por exemplo, sem se contaminar.

Luciano Almeida enalteceu o trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros de Piracicaba e Região e se colocou à disposição para auxiliar a corporação, principalmente em termos de reestruturação e compra de equipamentos para agilizar os seus trabalhos. O capitão Giovani agradeceu o apoio dado pela Prefeitura, ressaltando que com esse equipamento, deixa o destacamento com excelência na prestação dos serviços de socorro e pronto atendimento à população. Segundo Giovani, o compressor de ar respirável será utilizado por todo efetivo operacional do Corpo de Bombeiros de Piracicaba. "O equipamento é de suma importância para o efetivo do Corpo de Bombeiros de Piracicaba. Ele coloca ar sobre pressão dentro dos cilindros que usamos e será esse ar que nos dará segurança para respirar quando estivermos atuando dentro de um local de incêndio ou numa situação de mergulho". "Um cilindro que o bombeiro usa nas costas para incêndio tem um volume de 7 litros aproximadamente. Com o compressor, coloca-se ar com pressão de 300 bar nesse cilindro, podendo chegar a 2.000 litros de ar respirável, o que dará uma autonomia de cerca de 30 minutos de trabalho dentro de um ambiente contaminado com fumaça e outros gases", explica Giovani.