O prefeito Luciano Almeida se reuniu ontem, 16/01, com secretários e empresa especializada, a fim de definir novas medidas para resolver a situação da pedreira do Bongue. Na ocasião, estiveram presentes representantes das secretarias de Obras e Zeladoria (Semozel), de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), de Trânsito e Transportes (Semuttran), de Transportes Internos (Semutri) e Defesa Civil, além de representante da Geocor Consultoria e Projetos, que realizou vistoria técnica e emitiu laudo sobre a pedreira. Prefeito Luciano Almeida se reuniu ontem com secretários e empresa especializada para definir novas medidas para a pedreira do Bongue (Guilherme Valdanha)

Após a apresentação do laudo final, ficou definido que a Prefeitura vai realizar uma série de intervenções no talude: instalação de tela de contenção com seis metros de altura; corte de árvores no topo, que deve começar amanhã, 18/01; melhorias no sistema de drenagem no alto da pedreira; limpeza de área próxima à avenida, para retirar os fragmentos de rocha que já se desagregaram da pedreira.

“Estivemos com o consultor, que apresentou o laudo final sobre a situação da pedreira, os possíveis riscos. A partir desse laudo, se estabeleceram essas atitudes emergenciais que serão tomadas. A primeira, obviamente, foi a interdição da avenida Jaime Pereira, e agora vamos fazer o corte das árvores, refazer o sistema de drenagem, vamos derrubar algumas pedras, provavelmente as que estejam com maior risco de cair, e vamos limpar a parte de baixo, para evitar o impacto de outros blocos que possam cair com as pedras que já estão lá. Também vamos instalar a nova cerca, justamente para evitar, em caso de queda, que esses estilhaços de pequenas pedras não atinjam a avenida”, explicou Luciano Almeida. A avenida Jaime Pereira está interditada totalmente, de forma preventiva, desde 27/12/2022. Uma das intervenções que serão feitas é o corte de árvores no topo da Pedreira (Camila Piacentini)

O prefeito ainda ressaltou que todo esse trabalho culminará em uma ação definitiva. “Ficará apenas algum detalhe pra ser estudado a médio e longo prazo, mas essas medidas, nesse momento, serão suficientes para que consigamos liberar a avenida Jaime Pereira. Nossa expectativa é que ainda nesta semana já se iniciem os cortes das árvores, também já está sendo contratada, de forma emergencial, a empresa que vai altear a cerca de contenção. Delimitamos um prazo máximo de 60 dias para liberar a Jaime Pereira, mas nossos esforços, nossa meta é de 30 dias. Porém, estamos trabalhando em uma situação de chuvas, que é momento difícil para a conclusão dessas obras, então pode ser que demore um pouco mais, por isso o compromisso é de que no máximo em 60 dias consigamos liberar a avenida”, disse. Na reunião, estiveram presentes, além do prefeito, representantes da Semozel, Simap, Semuttran, Semutri e Defesa Civil (Guilherme Valdanha)

Jehovah Nogueira Junior, geólogo da Geocor, apresentou o laudo final e ressaltou a importância das medidas para contenção da pedreira. “A reunião teve por objetivo apresentar o trabalho realizado na pedreira e poder debater sobre as medidas que estamos orientando e quais providências estão sendo tomadas. E como intervenções emergenciais, é necessário desviar as águas, remover as árvores do topo, porque elas produzem um efeito de alavancar as fraturas, além das raízes, que se infiltram nessas fraturas, podendo ocasionar na liberação de blocos. E também construir um alambrado com seis metros de altura, a partir do passeio, para proteger a avenida”, ressaltou.

O geólogo apresentou um estudo realizado em 2006, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), que já determinava algumas medidas preventivas que deveriam ter sido tomadas à época, em decorrência da duplicação da avenida Jaime Pereira. “Essa preocupação com o talude vem desde quando se iniciou a duplicação da avenida. A Unesp foi contratada à época para fazer um estudo sobre a segurança da via com essa duplicação e esse relatório foi apresentado em 2006, no qual existiam recomendações de construção de um muro de espera de concreto e obras de contenção de taludes. São medidas semelhantes às que estamos pensando agora e que, certamente, se tivessem sido tomadas naquele tempo, a situação agora não estaria ainda crítica. Isso porque quando observamos o talude, é possível ver que ele está totalmente exposto, sem nenhuma medida de contenção e nenhuma medida de prevenção, a não ser as medidas que foram tomadas depois”, alertou Nogueira Junior. Laudo final determinou que a pedreira está totalmente exposta, o que necessita de medidas emergenciais (Guilherme Valdanha)

ROTAS ALTERNATIVAS– A avenida Jaime Pereira seguirá interditada até que as obras sejam concluídas. Para os motoristas que utilizam este trajeto, a Semuttran orienta as seguintes rotas alternativas: Opção 1 (desvio dos condutores dos bairros adjacentes) Sentido bairro-centro: rua dos Dourados, rua das Piracanjubas, rua dos Lambaris, rua dos Mandis, rua Angelino Stella (Jupiá), avenida dos Marins, avenida Jaime Pereira Sentido centro-bairro: avenida dos Marins, rua Angelino Stella, rua dos Mandis, rua dos Dourados (Jupiá), avenida Jaime Pereira Opção 2 (desvio dos condutores da região Norte) Sentido bairro-centro: seguir pela SP-304 ou avenida Cristóvão Colombo até a avenida 1° de Agosto. Sentido centro-bairro: avenida Dr. Paulo de Moraes, avenida Presidente Kennedy, rua Dom João Bosco, avenida Dona Lídia, avenida Rui Barbosa, avenida 1° de Agosto, SP-304.