O início do Censo Demográfico 2010 em Piracicaba será marcado pela entrevista com o prefeito Barjas Negri, hoje, às 15h, no gabinete. Estarão presentes também o coordenador de subárea do IBGE Piracicaba, Jair Soldera, um recenseador e um responsável municipal.

O objetivo do Censo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em todo o Brasil, é traçar um retrato dos municípios e, consequentemente, do País, a partir de informações atualizadas sobre o número de habitantes e suas características.

Em Piracicaba, cerca de 450 recenseadores devem visitar aproximados 120 mil domicílios. Em todo País, são em torno de 190 mil recenseadores para 58 milhões de residências.

Os recenseadores estarão vestidos com colete e boné do Censo 2010, ambos da cor azul marinho. Estarão, ainda, portando um crachá com identificação (nome e telefone para contato) e um computador de mão “Personal Digital Assistant” (PDA), com o logotipo do IBGE.

Os cidadãos que desconfiarem dos recenseadores poderão ligar, gratuitamente, para o número 0800 721 8181 ou acessar o site do IBGE para checar a matrícula do profissional (www.ibge.gov.br).

São, basicamente, dois tipos de questionários aplicados à população: o amostral e o básico. A duração do primeiro varia de 25 a 40 minutos, dependendo do número de moradores da casa, enquanto o segundo não leva mais que cinco minutos.

Entre as perguntas feitas à população estão o nível de escolaridade, salário, sexo, religião, bem como aquelas relacionadas à estrutura do domicílio, o que, conforme Soldera, contribui para a definição de políticas públicas. Todas as respostas serão registradas de forma sigilosa, com base na lei 5.534/68.

A operação censitária deve se estender até meados de outubro, passando por todos os bairros do município, tanto da zona urbana quanto rural.

A expectativa é que os resultados preliminares do Censo Demográfico 2010 sejam divulgados até o final deste ano. O último Censo em Piracicaba ocorreu em 2000.