Portal do Município de Piracicaba

Prefeito recebe visita especial de alunos da EM Professora Olívia Capranico

Por CCS / Publicado em 13/08/2025  / Atualizado em 14/08/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.
A imagem mostra um grupo de crianças uniformizadas com o nome "Piracicaba" estampado nas roupas, acompanhadas por adultos em um ambiente interno. Os adultos estão posicionados atrás das crianças, alguns interagindo com elas, o que sugere um momento de integração ou atividade coletiva. Ao fundo, há uma parede decorada com fotografias de paisagens e construções, possivelmente representando pontos turísticos ou locais emblemáticos. Também é possível ver plantas e uma grade, compondo um cenário acolhedor e educativo.
A visita dos alunos fez parte do projeto Conhecendo o Nosso Bairro, conforme orientações do Caderno do Professor

O prefeito Helinho Zanatta recebeu na tarde de hoje, 13/08, uma visita muito especial de 24 alunos da Educação Infantil da EM Professora Olívia Capranico, do bairro Mario Dedini. As crianças tiveram a oportunidade de conhecer o ambiente de trabalho do chefe do Executivo e fizeram perguntas e pedidos.

O prefeito cumprimentou todos os alunos e pediu a sua equipe que atenda as reivindicações dos estudantes. Ao final da visita, Helinho entregou presentes às crianças. “As crianças trazem olhares sinceros e percepções diferentes sobre a cidade. É uma oportunidade para ouvir o que elas sentem e observam no dia a dia, além de incentivar desde cedo a participação ativa na comunidade”, comentou o prefeito.

A imagem retrata um grupo de crianças sentadas ao redor de uma grande mesa de conferência, em um ambiente com janelas amplas e persianas. Algumas crianças estão com as mãos levantadas, indicando participação ativa, enquanto adultos ao fundo interagem com elas, sugerindo uma atividade educativa ou visita guiada.
O prefeito cumprimentou todos os alunos e pediu a sua equipe que atenda as reivindicações dos estudantes

A secretária de Educação, que também participou da visita, destacou que a atividade reforça o vínculo entre escola e comunidade. “Essas experiências ajudam a ampliar a visão de mundo das crianças e mostram, na prática, que a escola dialoga com a cidade. Ao conhecer o prefeito, elas percebem que podem participar e opinar sobre o lugar onde vivem”, afirmou.

A visita dos alunos do Jardim II fez parte do projeto Conhecendo o Nosso Bairro, conforme orientações do Caderno do Professor, material de apoio adotado pela Rede Pública Municipal. Desenvolvido pela professora Darlene Fuzato Bonin, a iniciativa incluiu passeios pelos arredores da escola, além de abordar, também, diferentes profissões.

“As crianças são muito curiosas e participativas em tudo o que se propõem. O projeto começou com a observação do bairro e evoluiu para o estudo das profissões, até chegarmos à função do prefeito, que despertou grande interesse nos alunos”, explicou Darlene.

A imagem retrata um momento alegre e coletivo em uma sala de reuniões iluminada por luz natural, onde crianças e adultos estão reunidos ao redor de uma mesa grande. As crianças seguram pacotes embrulhados em papel dourado, sugerindo que estão recebendo presentes, talvez como parte de uma celebração ou evento especial. O ambiente é acolhedor, com janelas amplas, persianas, uma porta de madeira e uma parede de blocos de vidro que compõem o cenário.
Crianças fizeram perguntas e pedidos para a região onde moram

Para a diretora Simone Cristina Monteiro Ferreira, a atividade teve também um caráter formativo. “Sempre pensamos na educação para construir cidadãos críticos e ativos na sociedade. Além disso, essa visita proporciona às crianças a compreensão de que o prefeito é uma pessoa acessível”, afirmou.

Também acompanharam a visita as professoras Juliana Maffi Barbosa e Maria José da Silva Fernandes Cordeiro, a coordenadora Camila Rosolem e a mãe de aluno Flavia Cristina Fernandes de Barros.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.