O prefeito Barjas Negri e o secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Pedro Mello, receberam no final da manhã de hoje (25), comitiva de japoneses da cidade de Haebaru Tow, província de Okinawa.

A delegação japonesa, liderada pelo secretário de Cultura daquele município, Oshiro Kasuki e composta por Toygi Oshiro e Yuto Oshiro, está em Piracicaba com o objetivo de divulgar pesquisa sobre a imigração dos cidadãos de Haebaru que vieram para o Brasil e prestigiar a 10ª edição do Torneio Mauri Pimentel de karatê, a ser realizado neste sábado, a partir das 10 horas, no Clube dos Empregados da Caterpillar.

Um dos encaminhamentos feitos durante o encontro, foi a possibilidade de, a partir do próximo ano, os municípios de Haebaru e Piracicaba firmarem intercâmbios esportivo e cultural. O secretário de Esportes afirmou que a Selam se programará para intensificar a relação, propiciando troca de idéias e estágios de desportistas dos dois países. Pedro Mello ressalta que o intercâmbio esportivo com outros municípios e países faz parte da estratégia do prefeito Barjas Negri em tornar Piracicaba um pólo esportivo, em nível nacional e até internacional.

O assessor da Selam, Marcolino Malosso Filho, que está conduzindo a delegação japonesa, explicou que Haebaru é o berço e origem do karatê e ponto estratégico para relação de comércio entre China e Japão. Haebaru tem cerca de 350 mil habitantes. Após se encontrarem com o prefeito, os japoneses realizaram um city tour pela cidade, visitando locais que são atrativos turísticos, como a Esalq, Ponte Pênsil, Museu da Água, Rua do Porto, Engenho Central e Casa do Povoador.

O prefeito reconhece a importância da colônia japonesa em Piracicaba, constituída por cerca de 400 famílias. Barjas citou como influência dos japoneses, o Clube Nipo-Brasilero. ‘Sem dúvida, a colônia japonesa desempenha papel importanste para o desenvolvimento econômico, social e cultural do município.

O torneio Mauri Pimentel reúne em Piracicaba, desde 1996, os adeptos do Karatê, da escola Shedo-kan, que significa caminho do coração guerreiro. O evento é aberto ao público. O torneio Mauri Pimentel é um dos torneios desta escola de karatê. Há ainda os torneios Osmar Vieira, que acontece em Santos, todo ano, no mês de abril e o torneio Kazunori Yonamine, que acontece em São Vicente, no mês de novembro. A Prefeitura, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras e os Clubes dos Empregados da Catterpilar e Cristóvão Colombo são filiados a esta escola.