O Prefeito Barjas Negri recebeu nesta quinta-feira em seu gabinete, o embaixador da República Tcheca no Brasil, Václav Hubinger e do cônsul geral em São Paulo, Stanislav Kázecký para conhecer sobre a tecnologia para produção do etanol e conhecer a cadeia produtiva local.
Durante a visita, a assessora do Secretário Municipal do Comércio e Indústria (Semic), Débora Barros, fez uma apresentação sobre o Apla – Arranjo Produtivo Local do Álcool da região do Piracicaba aos visitantes.
Segundo a assessora de Semic, “a função do Apla é organizar o setor sucroalcooleiro para que os integrantes do Apla possam produzir , disponibilizar tecnologia, oferecer aos interessados toda a cadeira produtiva concentrada num único local. Temos equipamentos para oferecer a “usina chave na mão”, ou seja, uma usina completa”, finalizou Débora. O objetivo da vinda à Piracicaba, segundo o embaixador Hubinger “é buscar algumas possibilidades de cooperação na tecnologia de produção do etanol. Temos que saber, conhecer os lugares para levar as delegações. Nosso interesse é ampliar um pouco a oferta para nossas empresas e empresários chegarem ao Brasil”.
Sobre a cidade, Barjas comentou “o que Piracicaba tem de bom é a tecnologia do setor, tanto em agricultura como em máquinas e equipamentos. Temos uma tradição de mais de três décadas de pesquisa e indústrias. Não há no mundo nada que se compare à produção de álcool, a partir daqui, em termos de custo".
“Nós não importamos destilaria de álcool, somos exportadores”, disse o prefeito. “Piracicaba produz para o mercado nacional e internacional. A cidade exporta U$ 2, 2 bilhões em máquinas para usina e equipamentos para construção civil pesada. Só a Caterpillar exporta cerca de 1 bilhão de dólares”, finalizou Barjas.
Em seguida, o embaixador Hubinger e cônsul Kázecky seguiram para cumprir a agenda do chamado “tour do etanol”. A primeira visita à Esalq – Escola Superior de Agricultura Luis de Queiroz, onde existe o pólo nacional do bio-combustível. Em seguida visitaram a Mausa e a usina Costa Pinto, do grupo Cosan, para conhecer o processo completo desde a entrada da cana de açúcar até a produção final de açúcar e do etanol.