O prefeito Barjas Negri encaminhou, dia 19, para a Câmara dos Vereadores de Piracicaba, o projeto de lei complementar nº 021/2009, que muda o enquadramento de algumas zonas venais do município. A mudança corrigirá distorções no corredor comercial da avenida Independência e enquadrará em nova zona venal os chamados condomínios classe A. Em Piracicaba, os empreendimentos imobiliários Residencial Reserva do Engenho, Monte Alegre, Terras de Piracicaba I, II, III e IV, Damha e Alphaville serão enquadrados na Zona Venal 7. Já os imóveis próximos ao corredor comercial da Avenida Independência passarão a ser enquadrados na Zona Venal 6. Com essas mudanças, o projeto busca uniformizar os valores venais dos empreendimentos com padrões habitacionais semelhantes, além de corrigir distorções que há anos afligem os proprietários dos imóveis, bem como evitar problemas judiciais. De acordo com o secretário de Finanças, José Admir Moraes Leite, os imóveis adjacentes ao corredor comercial da avenida Independência estão enquadrados hoje na Zona Venal 3 e seus vizinhos em outras zonais venais (5, 6, 7 e 8), o que causa muita diferença no valor do IPTU. Com a mudança, serão beneficiados diretamente 1.493 imóveis, com a redução de imposto em cerca de 50%, corrigindo uma injustiça que se arrasta há mais de 19 anos. “É uma boa notícia para esses moradores”, destacou Leite. É importante ressaltar que o projeto somente alterará as zonas venais dos condomínios citados e dos imóveis adjacentes ao corredor comercial da av. Independência, para as demais áreas do município não haverá alteração de zonas venais.