O Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central, recebeu mais de 300 pessoas na abertura do Seminário Internacional “Comitês PCJ – 30 anos: Avanços e Perspectivas na Gestão dos Recursos Hídricos”. O prefeito de Piracicaba e presidente do Comitês PCJ Paulista, Luciano Almeida, foi o anfitrião do evento e recepcionou autoridades e especialistas da França e de diversas partes do Brasil. O encontro foi uma oportunidade de traçar um olhar sobre as realizações dos últimos 30 anos, tendo como foco as perspectivas futuras para a gestão dos recursos hídricos das Bacias PCJ.
Segundo Luciano Almeida, a data serve como marco da preservação das águas. “Tudo começou graças a um grupo de pessoas que sabiam da importância da preservação para as gerações futuras. Eles tiveram dificuldades, mas hoje o resultado é que somos exemplos de organização para todo o país. Ainda precisamos agir. Com nova gestão e iniciativas, as coisas acontecem e dão certo. Faço o alerta aqui para que, se não fizermos algo urgente, num futuro não muito distante teremos problemas com o abastecimento de água. Este evento e a nossa união no dia a dia vai nos mostrar os caminhos para evitar este tipo de situação entre tantas outras”, disse.
Sérgio Razera, da Agência PCJ, reforçou a importância da data e o apoio do prefeito Luciano Almeida. “Há três anos fui conversar com ele e de pronto o Luciano topou nos ajudar e desde então mostrou muito trabalho e disponibilidade frente ao nosso Comitê e isso foi muito importante para realização de vários projetos. Neste momento de comemoração, também agradeço todos os órgãos que nos apoiam, como a ANA, Governo do Estado e principalmente o governo francês. Temos muito ainda a avançar e este seminário será crucial para nossas ações futuras”, apontou.
Já o secretário-executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, que na oportunidade representou o prefeito de Limeira e presidente do consórcio, Mario Botion, destacou que o diferencial do Comitês é a união. “Este exemplo de gestão de águas surgiu aqui em Piracicaba e hoje é fonte de inspiração para muitas pessoas e governo, sendo uma entidade tripartite com ampla participação da sociedade civil. Conseguimos construir bons resultados graças aos investimentos que foram feitos em nossos trabalhos, porém, com a ocorrência cada vez mais comum de eventos extremos, precisamos nos preparar para o futuro, pois ainda há muito o que fazer”, concluiu.
Também marcaram presença no evento: Yves Teyssier d’Orfeuil, Cônsul Geral da França em São Paulo; Og Arão Vieira Rubert, da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), Hervé Gilliard, da Agência das Águas Loire-Bretagne; Remi Boyer, do Escritório Internacional das Águas da França Office I’Eau; Anderson Márcio de Oliveira, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de SP; Caroline Túbero Bacchin, do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE); Thomaz Miazaki de Toledo, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb); Ivan Carneiro Castanheiro, promotor do Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente) do Ministério Público do Estado de São Paulo em Piracicaba; Sérgio Razera, diretor-presidente da Fundação Agência das Bacias PCJ; e Francisco Carlos Castro Lahoz, secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal PCJ.