Portal do Município de Piracicaba

Prefeito participa de reunião sobre a implantação de barragens nos municípios de Amparo e Pedreira

Por Comunicação Social / Publicado em 01/12/2016
Tempo de leitura: 3 minutos.

Com o objetivo de falar sobre a implantação das barragens nos municípios de Amparo e Pedreira, o prefeito Gabriel Ferrato, acompanhado do deputado estadual Roberto Morais, do diretor presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera, e o presidente da Acipi Paulo Roberto Checoli, se reuniu com prefeitos da região e representantes de empresas e associações na manhã desta quinta-feira na sede da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi).

Durante o encontro foi citada a aprovação do empréstimo para construção dos reservatórios no Rio Jaguari, em Pedreira (SP), e no Rio Camanducaia, em Amparo (SP), pelo Governo do Estado de acordo com o projeto de lei nº 16.247, de 07 de junho de 2016. O recurso foi obtido junto à Corporação Andina de Fomento (CAF), e o valor é de US$ 204 milhões, que serão usados para viabilizar o projeto Sistema de Macrodrenagem do Rio Baquirivu-Guaçu e nas futuras obras de construção das barragens que compõem as Bacias do consórcio PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí).De acordo com o deputado Roberto Moraes, as regiões de Amparo e Pedreira, foram consideradas prioritárias, por conta da crise hídrica que atingiu o estado de São Paulo, entre o final de 2014 e o ano de 2015.Piracicaba será beneficiada diretamente com a construção principalmente por auxiliar na regularização da vazão do Rio Piracicaba em dois momentos importantes. “Esse projeto controlará a vazão do Rio, estocando água durante o período de cheia, evitando inundações e utilizando esse abastecimento no período de seca, diminuindo o risco de estiagem”, explica Ferrato.

A previsão é que a construção das duas barragens seja executada em um prazo de um ano e meio, com expectativa para conclusão em 2019. De acordo com Razera, esse projeto é um dos meios para recuperar parte das vazões do Piracicaba. “Isso pode garantir, cerca de, dez anos de abastecimento”, afirmou.

Sistema adutor

O projeto conta também, além das barragens, com a construção de um sistema adutor. O objetivo desse sistema é distribuir a água armazenada para as 20 cidades que são beneficiadas com os reservatórios.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.