Prefeito participa de homenagem aos ex-combatentes de 1932
O prefeito Barjas Negri e o vice, José Antonio de Godoy, participaram na manhã de ontem 9/7, na praça José Bonifácio, da homenagem aos ex-combatentes da Revolução de 1932. A solenidade marcou o 85º ano da Revolução, aprovada pelo Decreto Legislativo 4/98 de autoria do ex-vereador João Manoel dos Santos e, este ano de 2017, objeto do requerimento de autoria dos parlamentares Tozão e José Marcos Abdala (PRB), que prestigiaram o evento.
A solenidade, organizada pela Comissão Municipal de Eventos Cívicos e entidades Militares, contou também com a presença do comandante do 10º BPM/I, tenente coronel da Polícia Militar, Willians de Cerqueira Leite Martins, e o tenente Manoel, do grupamento do Corpo de Bombeiros, além do instrutor chefe do TG 02-028, subtenente Luiz Fernando Barbosa Ferreira, do presidente da Comissão Municipal de Eventos Cívicos, Alex Milani Garcia, do jornalista Edson Rontani Júnior, do núcleo MMDC, do presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), José Rubens Françoso, do presidente dos Jipeiros S/A de Piracicaba, Marcelo Perchesd e dos participantes da Banda Marcial Professor Dirceu Ortolani escoteiros de Piracicaba e Tamandaré.
SAIBA MAIS – O estopim da Revolução de 1932 aconteceu em maio do mesmo ano, quando os jovens Martins, Miraguaia, Dráuzio e Camargo, que depois ficaram conhecidos como os mártires do movimento pela sigla MMDC, morreram durante confrontos com forças do governo federal. Mas o ápice do levante se deu no dia 9 de julho, quando os revolucionários resolveram pegar em armas e repelir as forças do governo federal.
Foram três meses de resistência contra as forças militares, um movimento que reuniu civis e militares e contou com grande apoio popular entre os paulistas contra o governo de Getúlio Vargas, que assumiu em 1930, após a deposição de Julio Prestes, que havia vencido as eleições presidenciais, mas fora impedido de assumir. Desde então, o episódio virou símbolo da luta dos paulistas em favor da Constituição e pela conquista da liberdade e da democracia. (Com informações da Câmara de Vereadores de Piracicaba e do Governo do Estado de São Paulo)
