O prefeito Barjas Negri participou na manhã de hoje (19) da solenidade de inauguração da ampliação do Fórum “Dr. Francisco Morato”. A entrega foi realizada pela secretária-adjunta de Justiça do Estado Evane Beiguelman Kramer que representou o governador de Estado Cláudio Lembo. A reforma é resultado do convênio entre a Prefeitura, que investiu R$ 637.999,52, e o Estado, que investiu R$ 2.551.998,11. A ampliação foi necessária para atender a demanda de aumento anual de 20% dos processos judiciais, recebidos pela Comarca de Piracicaba nas diversas varas cíveis.
O diretor do Fórum, Mauro Antonini, agradeceu o apoio dos órgãos governamentais e disse que o trabalho só foi possível devido ao empenho do município. “Essa obra é um feito do trabalho coletivo entre o Judiciário e o Legislativo Municipal”, destaca. O prefeito Barjas Negri disse que a reforma do Fórum é fruto da articulação entre a Secretaria da Justiça e Prefeitura. Barjas ressaltou que o dinamismo do diretor do Fórum, Mauro Antonini, e o trabalho das secretarias municipais foram fundamentais para agilizar a reforma.
Representando o governador de Estado Cláudio Lembro, a secretária-adjunta de Justiça do Estado, Evane Beiguelman Kramer, destacou que obras conveniadas são o resultado do esforço entre Estado e município para melhorar a tutela judicial. “Estamos sempre contribuindo nas obras forenses e satisfeitos com a execução conveniada. O empenho contribui para modernizar e melhorar as assessorias judiciais”.
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Celso Luiz Limonge, disse que as obras feitas em parceria entre o Sistema Judiciário e o Legislativo são propostas necessárias para o bem da sociedade.“Pretendemos dar boa estrutura para o Judiciário, que junto com a Prefeitura são órgãos governamentais que trabalham em prol da comunidade. Devemos prestar conta à sociedade”.
Limonge falou ainda que estuda a redução da burocracia através de medidas legislativas e administrativas para agilizar o julgamento dos processos. A reforma do Fórum englobou novo prédio de quatro andares (subsolo, térreo, 1º e 2º andar), com 24 novas salas para cartórios, salas de audiência, promotores e juízes; salão para biblioteca, almoxarifado, depósitos e sanitários, totalizando 2.200m2. Desde o término da obra, a ampliação já está sendo ocupada pelos promotores, cartórios e audiências de juízes.
MINISTROO desembargador Celso Luiz Limongi no seu discurso destacou a sua felicidade em estar na manhã de hoje (19) em Piracicaba. Primeiro pelo contato com os colegas e depois contou como conheceu o prefeito Barjas Negri, quando ocupava o cargo de ministro da Saúde.
Com um grupo de amigos, Limongi participou durante 16 anos da construção de uma maternidade na cidade de Guarulhos. Após concluídas as obras de civis, foram mais dois anos para a aquisição de modernos equipamentos e não apareceu parceiro para colocar a maternidade em funcionamento.
Até que foi sugerido uma conversa com o ministro da Saúde Barjas Negri. Resumido a fala de Limongi: “os dois anos de espera e angústia se transformaram em alegria em menos de dois meses.