O prefeito Gabriel Ferrato participou na noite de ontem, quinta-feira (9/06), da cerimônia de entrega do novo departamento de diagnóstico por imagem, o Instituto de Radiologia da Santa Casa de Piracicaba. Prestigiaram o ato o provedor e o vice-provedor da unidade, Adilson Zampieri e Orlando Pavão, respectivamente, o médico radiologista, Paulo Hatschbach, coordenador da nova unidade, além de vereadores, médicos e funcionários.

Completamente reformulada, a unidade recebeu investimentos estimados em R$ 4 milhões e continua atendendo no Hospital Santa Isabel, onde passou a ocupar 1.100 metros quadrados de área e a realizar uma média de 10.000 exames mensais. "São números bastante expressivos, à altura da importância estratégica da Santa Casa, que é referência regional", ponderou o provedor Adilson Zampieri, que recebeu a imprensa recentemente para uma visita ao novo serviço.

O prefeito ressalta que Piracicaba possui uma excelente rede hospitalar, com atendimento de excelência, não só atendendo conveniados, mas também usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). E a Santa Casa ajuda muito o município no atendimento das demandas na área de saúde. “Estou muito feliz em participar dessa inauguração que mostra que esta importante e histórica unidade hospitalar está preparada para atender com excelência a demanda na área de radiologia que é cada vez mais frequente, investindo em equipamentos que oferecem mais qualidade, o que é fundamental para que o diagnóstico e o tratamento sejam realizados de maneira mais adequada possível”, ressaltou Ferrato.

O secretário municipal de Saúde, Pedro Mello disse que trata-se de um investimento valioso, que vai beneficiar toda Piracicaba, tanto os usuários do SUS como do sistema privado. “A entrega das novas instalações dessa unidade demonstra a preocupação permanente da Santa Casa de acompanhar a evolução tecnológica voltada à medicina especializada, representando, assim, um exemplo nacional. Com isso Piracicaba eleva ainda mais seu padrão de qualidade no atendimento à saúde da população”, reforçou.

Hatschbach explica que ao entregar as novas instalações o objetivo é continuar oferecendo exames convencionais na área de diagnóstico por imagem, a exemplo da ultrassonografia geral e com doppler, radiologia geral e intervencionista, mamografia e densitometria óssea. “Adquirimos novos e modernos equipamentos para incorporação de exames mais complexos, como a ultrassonografia 3D e 4D para gestantes, a tomografia computadorizada cardíaca e a ressonância magnética cardíaca”, contou.

De acordo com o coordenador da nova unidade, além do avanço tecnológico com vistas à maior segurança e conforto do paciente, o novo Instituto promoveu também alteração na rotina dos procedimentos para evitar deslocamentos e agilizar a entrega dos laudos médicos. "Agora, o paciente não precisa se deslocar para Campinas ou São Paulo para ter acesso a exames de maior complexidade; nem aguardar 15 dias pelos resultados de seus exames. O novo Instituto de Radiologia atende pacientes de vários planos de saúde, particulares e SUS", disse.

O vice-provedor João Orlando Pavão observa que a mudança agrada e atende a orientação e expectativa da Federação e da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, entidades das quais ele é diretor. "Vivemos um momento extremamente difícil e, apesar da grave crise enfrentada, a orientação é para que as filantrópicas se esforcem para manter uma administração austera e producente, dando mostras de sua capacidade para que a população saiba que somos imprescindíveis à saúde no Brasil e que 50% de todo atendimento SUS realizado no país ocorre dentro de uma Santa Casa", completou.