O prefeito Barjas Negri oficializou na tarde de hoje (20), a produção de queijo muçarela e parmesão da Cooperativa de Produtos Lácteos (Coplac) da Coplacana. O ato foi prestigiado pelo presidente da Câmara de Vereadores, José Aparecido Longato, secretários municipais, diretores da cooperativa, empresários, produtores de leite e funcionários.
O terreno de 8.2 metros quadrados foi doado pela Prefeitura à cooperativa, através de convênio, em 05 de abril de 2007. Localizada na rua Itatinga, o espaço ficou desativado por muitos anos. A doação em regime de comodato é por 20 anos, passível de renovação por igual período.
O prefeito ressaltou que diversos motivos levaram a concretização da doação. Citou a credibilidade da Coplacana em tocar o empreendimento e abranger toda região de Piracicaba, constituída por mais de 2 mil produtores de leite. Além disso a cooperativa já administra uma fábrica de ração e silos de milho, considerados referência para o Estado de São Paulo.
Outro ponto destacado pelo prefeito foi o fato da cooperativa ter excelente potencial técnico e incentivará os cooperados a participarem intensamente da produção de leite. “E o mais importante é que o leite fica em Piracicaba, com preço acessível”.
Barjas diz que o município também se beneficia com a Coplac, destacando que a iniciativa gerou um número maior de vagas de emprego e o aumento da receita tributária, através do recolhimento de impostos.
O presidente da Coplacana, José Coral, agradeceu o prefeito, por ele ter viabilizado a doação, possibilitando a recuperação de um empreendimento que estava abandonado. Ele destacou que esta medida estimulará o pequeno produtor a produzir mais leite. “Embora em Piracicaba predomine o cultivo da cana-de-açúcar, há necessidade de estimular outras práticas, como a pecuária de leite, que nos últimos anos estava declinada. Acredito que a cooperativa dará o impulso necessário para a expansão da produção leiteira”.