Portal do Município de Piracicaba
 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Prefeito Luciano Almeida visita obras para desassoreamento do rio Piracicaba

Equipe realiza construção de muro de gabião na saída do córrego Itapeva; chefe do Executivo também visitou instalação do novo píer turístico

Por CCS / Publicado em 28/11/2024
Tempo de leitura: 4 minutos.
A imagem mostra uma cena ao lado de um rio, onde três pessoas estão em pé sobre uma área coberta de pedras e uma lona preta. À direita, há uma escavadeira amarela da marca CAT. À esquerda, há uma ponte de concreto que se estende sobre o rio. Ao fundo, há vegetação densa e um céu azul com algumas nuvens brancas.
Muro de gabião na saída do córrego Itapeva já está sendo construído

O prefeito Luciano Almeida e o secretário de Obras e Zeladoria, Marcio Marino, acompanharam na manhã de hoje, 28/11, o andamento do projeto de desassoreamento do rio Piracicaba, cujas obras estão concentradas nas saídas do córrego Itapeva, na avenida Renato Wagner, e do ribeirão do Enxofre, na avenida Jaime Pereira. Os locais recebem muro de gabião, como forma de otimizar o fluxo de água que sai dos cursos d’água.

“Esses serviços são necessários para proteger a saída do córrego e do ribeirão durante as grandes cheias do Piracicaba, para que as águas do rio não obstruam o fluxo dos afluentes, causando refluxo das águas”, salientou o prefeito.

O projeto de desassoreamento do rio Piracicaba contempla o trecho da saída do ribeirão Enxofre até a ponte do Mirante (onde o córrego Itapeva deságua). Ainda serão feitos a remoção, movimentação, carga e descarga e transporte de sedimentos; desobstrução e remoção dos sedimentos e detritos carregados dentro do rio Piracicaba, incluindo a remoção de entulho de obras abaixo das pontes localizadas desde a 50m à jusante (sentido da correnteza, da nascente para a foz) da descarga do córrego Enxofre no rio Piracicaba; remoção da vegetação dentro das ilhas criadas pelo acúmulo de sedimentos e detritos e nas margens do rio.

A imagem mostra um grupo de quatro pessoas em uma área ao lado do rio. Três pessoas estão em pé sobre uma estrutura de pedras empilhadas, enquanto a outra está mais afastada, olhando para a água. Ao fundo, há uma densa vegetação verde e o céu está parcialmente nublado com grandes nuvens brancas. A cena parece ser de um dia claro e ensolarado.
Na saída do ribeirão do Enxofre, o gabião já foi concluído

“O projeto também inclui um plano de manejo arbóreo, que retirou as leucenas das margens do rio Piracicaba e que darão lugar a espécies nativas”, acrescentou Marino. Entre as espécies, estão sendo plantadas guapuruvu, farinha-seca, pau-formiga, tamboril e ingá, espécies que criam condições de reprodução e fornecem alimento à fauna. De acordo com a Semozel, cerca de 250 mudas já foram plantadas.

A leucena é um tipo de arbusto exótico, considerado uma praga pelo seu alto potencial de reprodução e crescimento rápido, que inibe o desenvolvimento das nativas do Brasil, causando um impacto negativo à biodiversidade e impedindo a contemplação do rio.

PÍER TURÍSTICO – Outro local visitado pelo prefeito e pelo secretário de Obras foi na avenida Beira Rio, onde está sendo instalado o novo píer turístico. A estrutura passa por adequações finais e deve ser liberado para uso em breve.

A imagem mostra três homens em pé sobre uma plataforma metálica próxima ao rio. Ao fundo, há uma área arborizada densa e, mais ao longe, alguns prédios altos são visíveis. O céu está parcialmente nublado, com nuvens brancas contrastando com o azul do céu.
Outro local visitado pelo prefeito e pelo secretário de Obras foi na avenida Beira Rio, onde está sendo instalado o novo píer turístico

A estrutura, agora em aço metálico, tem as mesmas medidas do píer anterior: passarelas com 19,5 metros de comprimento e 1,20 de largura, e plataforma de 10 metros de comprimento por 3 metros de largura

Em agosto desse ano, a Semozel já havia construído a base de concreto que servirá de acesso para o novo píer turístico.

O antigo píer foi alvo de incêndio criminoso na madrugada de 22/07 de 2021; na ocasião, a Prefeitura Municipal registrou um Boletim de Ocorrência para apuração do caso.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.