O prefeito Luciano Almeida e o secretário de Obras e Zeladoria, Marcio Marino, acompanharam na manhã de hoje, 28/11, o andamento do projeto de desassoreamento do rio Piracicaba, cujas obras estão concentradas nas saídas do córrego Itapeva, na avenida Renato Wagner, e do ribeirão do Enxofre, na avenida Jaime Pereira. Os locais recebem muro de gabião, como forma de otimizar o fluxo de água que sai dos cursos d’água.
“Esses serviços são necessários para proteger a saída do córrego e do ribeirão durante as grandes cheias do Piracicaba, para que as águas do rio não obstruam o fluxo dos afluentes, causando refluxo das águas”, salientou o prefeito.
O projeto de desassoreamento do rio Piracicaba contempla o trecho da saída do ribeirão Enxofre até a ponte do Mirante (onde o córrego Itapeva deságua). Ainda serão feitos a remoção, movimentação, carga e descarga e transporte de sedimentos; desobstrução e remoção dos sedimentos e detritos carregados dentro do rio Piracicaba, incluindo a remoção de entulho de obras abaixo das pontes localizadas desde a 50m à jusante (sentido da correnteza, da nascente para a foz) da descarga do córrego Enxofre no rio Piracicaba; remoção da vegetação dentro das ilhas criadas pelo acúmulo de sedimentos e detritos e nas margens do rio.
“O projeto também inclui um plano de manejo arbóreo, que retirou as leucenas das margens do rio Piracicaba e que darão lugar a espécies nativas”, acrescentou Marino. Entre as espécies, estão sendo plantadas guapuruvu, farinha-seca, pau-formiga, tamboril e ingá, espécies que criam condições de reprodução e fornecem alimento à fauna. De acordo com a Semozel, cerca de 250 mudas já foram plantadas.
A leucena é um tipo de arbusto exótico, considerado uma praga pelo seu alto potencial de reprodução e crescimento rápido, que inibe o desenvolvimento das nativas do Brasil, causando um impacto negativo à biodiversidade e impedindo a contemplação do rio.
PÍER TURÍSTICO – Outro local visitado pelo prefeito e pelo secretário de Obras foi na avenida Beira Rio, onde está sendo instalado o novo píer turístico. A estrutura passa por adequações finais e deve ser liberado para uso em breve.
A estrutura, agora em aço metálico, tem as mesmas medidas do píer anterior: passarelas com 19,5 metros de comprimento e 1,20 de largura, e plataforma de 10 metros de comprimento por 3 metros de largura
Em agosto desse ano, a Semozel já havia construído a base de concreto que servirá de acesso para o novo píer turístico.
O antigo píer foi alvo de incêndio criminoso na madrugada de 22/07 de 2021; na ocasião, a Prefeitura Municipal registrou um Boletim de Ocorrência para apuração do caso.