Ronaldo Cançado, Luciano Almeida, Fernando Cruz e Rômulo Blasig no ecoponto Jardim Oriente

O prefeito Luciano Almeida e o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), Ronaldo Cançado, estiveram na manhã de hoje, 03/07, no ecoponto do bairro Jardim Oriente, para avaliar a revitalização que foi executada no espaço. O ecoponto recebeu melhorias nos alambrados e na iluminação (troca de refletores) e construção de platô de elevação; em breve receberá ainda caixas para depósito dos resíduos descartados. A revitalização também foi feita no ecoponto do bairro Santo Antônio.

Os platôs são elevações no solo, que facilitam o descarte dos resíduos dentro das caixas. Tanto o ecoponto do Jardim Oriente quanto o do Santo Antônio vão receber quatro caixas cada. Os outros cinco ecopontos passaram por manutenção nos refletores de iluminação.

“O objetivo dessas melhorias é contribuir para a estética e organização dos ecopontos, evitando que os resíduos sólidos continuem sendo depositados direto no solo”, explicou o prefeito.

Ecopontos do Jardim Oriente e Santo Antonio vão receber caixas para organizar materiais descartados

Também acompanharam a visita o diretor de Departamento de Profissionais Técnicos, Fernando Cruz, e o responsável pelos serviços de campo do setor de resíduos, Rômulo Blasig.

OS ECOPONTOS – A escolha dos locais para a instalação de ecopontos é determinada pela demanda, com o objetivo de minimizar o descarte irregular destes materiais em áreas verdes e APPs, evitando, deste modo, a contaminação do solo e cursos d’água.

São aceitos nos ecopontos materiais de construção civil, restos de jardinagem (podas e cortes de árvores) e madeira (exceto móveis). O descarte é permitido somente para pessoas físicas, limitado a pequenos volumes de entulho em até um metro cúbico por dia, e a população pode dispor o material gratuitamente nesses locais em espaços devidamente identificados para cada tipo de resíduo. O objetivo é manter a cidade limpa e inibir o descarte irregular de resíduos, que pode resultar em multa, detenção ou reclusão, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98).

Platôs de elevação foram construídos para facilitar o depósito dos resíduos dentro das caixas

DENÚNCIA – Para denunciar descarte irregular de entulho, é preciso anotar a placa do veículo e informar a Prefeitura por meio do SIP-156 ou o Pelotão Ambiental no telefone (19) 3426-1996.

Confira a localização dos Ecopontos em Piracicaba (todos funcionam das 7h às 17h, de segunda a sábado):

Ártemis – rua Fioravante Cenedese

Bosques do Lenheiro – rua Sapucaia

Mário Dedini I – rua Antônio Franco de Lima

Mário Dedini II – Rua dos Topázios

Monte Rey – rua Giovanni Ferrazo

Oriente – rua Profª. Maria Isabel Teixeira Mendes com a rua Dr. Raul Machado Filho

Santo Antônio – rua João Laurelli