Prefeito Luciano Almeida se reuniu com representantes do DAEE, dos Comitês e da Agência das Bacias PCJ O prefeito Luciano Almeida se reuniu hoje, 25/05, com representantes do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), na sede da autarquia, para conversar sobre as operações do Sistema Cantareira durante o período de estiagem, que tem início no próximo dia 1º/06 e duração de seis meses.

Na reunião com a superintendente do DAEE, Mara Ramos, os Comitês PCJ foram representados por Luciano Almeida, que preside o órgão, pelo secretário-executivo André Navarro e pelo coordenador da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico (CT-MH), Alexandre Vilella. Pela Agência das Bacias PCJ, participaram os diretores Sergio Razera (presidente) e Patrícia Barufaldi (técnica). O DAEE é vinculado à SEMIL (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística).

Os Comitês PCJ são os responsáveis pela deliberação sobre as descargas de água do Cantareira para as Bacias PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). O objetivo do encontro foi o de promover o uso eficiente da água de forma a liberar somente os volumes necessários para o abastecimento na região.

“Dialogamos sobre as normativas do período de estiagem, já que existe todo um protocolo estabelecido para deliberação do Sistema Cantareira. Os reservatórios estão com um bom volume de água, então acreditamos que não haverá problema durante estes seis meses; entretanto, ratificamos a existência do protocolo, que precisa ser seguido, porque, assim conseguimos manter o controle de fluidez e de reservação da água”, explicou o prefeito.

Durante a estiagem, é a CT-MH dos Comitês PCJ que monitora, realiza previsões e decide diariamente qual a vazão de água do Cantareira será liberado para as Bacias PCJ, buscando garantir o cumprimento das regras e condições para o abastecimento de 19 municípios do interior – cerca de 3,5 milhões de habitantes – que dependem diretamente do sistema de reservatórios.

Além da deliberação de água do Cantareira, também foram abordados a construção da barragem do rio Corumbataí e os serviços de desassoreamento do ribeirão Piracicamirim e do rio Piracicaba.