O prefeito Luciano Almeida participou, na manhã de hoje, terça-feira, 23/05, do lançamento oficial do projeto Paralímpico (Programa de Desenvolvimento Paralímpico), do Governo do Estado de São Paulo, que visa fomentar o esporte paralímpico de base.
O prefeito Luciano Almeida lembrou que Piracicaba foi um dos primeiros municípios a manifestar o interesse de sediar o evento
Realizado no Sest Senat até a próxima sexta-feira, dia 26/05, o programa tem como objetivo capacitar professores de educação física da rede pública e privada, entidades e clubes, além de alunos de graduação do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas, para ensinarem esportes paralímpicos.
O programa contou com a participação de 53 pessoas já no 1º dia, sendo que as inscrições para as aulas práticas e teóricas ainda podem ser feitas presencialmente até sexta-feira, no Sest Senat, na rua Rossini Pinto, 200, Jardim Panorama.
53 professores de Educação Física participaram do evento nesta terça-feira
Durante a abertura o prefeito Luciano Almeida lembrou que Piracicaba foi um dos primeiros municípios a manifestar interesse em sediar o evento promovido pelo Governo do Estado. “Reconhecemos a relevância do projeto Paralímpico para divulgação do seu conteúdo prático e teórico não só aqui como em toda a Região Metropolitana de Piracicaba”, afirmou Luciano.
Hermes Balbino, titular da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividade Motoras (Selam), elogiou os professores de Educação Física inscritos, lembrando que eles terão um papel importante para ajudar as pessoas com deficiência a se integrarem à sociedade. “Eles são as células transformadoras deste movimento que está fortalecendo o esporte paralímpico de base”, frisou Balbino.
Mayra Barbosa disse que o programa já capacitou 3.800 participantes
Mayra Barbosa, coordenadora do Paradesporto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, mentora do programa, disse que até o momento já foram capacitados 3.800 participantes em mais de 45 etapas realizadas no Estado de São Paulo. “Muitas vezes as pessoas com deficiência estão escondidas em suas casas e as práticas esportivas têm este poder de inseri-las na sociedade e transformar completamente o mundo em que vivem”, pontuou Mayra.
Participaram do evento, ainda, Sylvio Lisboa Farguetti, analista sociocultural da Inspetoria Regional de Esporte de Piracicaba, Julia Bettoni Argondizio, diretora do Sest Senat de Piracicaba e a vereadora Ana Pavão, representado o presidente da Câmara Municipal, Wagner Oliveira, que compuseram a mesa, e demais autoridades.
Lílian Peixe acredita que ao concluir o programa estará mais capacitada para atender alunos com deficiência
CONTEÚDO – Durante o programa, os alunos terão a oportunidade de receber a capacitação técnica, com conhecimento teórico e prático do esporte paralímpico nas modalidades de atletismo, futebol de 5, goalball, tênis de mesa, natação, bocha, ciclismo e vôlei sentado. As aulas práticas da capacitação contarão com a aplicação de conceitos e técnicas, fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo nas modalidades destacadas.
DEPOIMENTOS – Formado há mais de 15 anos, o professor de educação física Ilton Aguari disse que já foi voluntário nos Jogos Paralímpicos realizados no Rio de Janeiro em 2016. Ele acredita que o conhecimento adquirido nos quatro dias de treinamento será útil no contato com as pessoas com deficiência a qual ele tem acesso na Clínica de Pilates onde trabalha, além de abrir as portas para futuras experiências. “Minha ideia é investir em algum segmento que trabalhe diretamente no treinamento de paratletas”, revelou Aguari.
Ilton Aguari foi voluntário nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016
Lílian Peixe, professora de Natação do Complexo Aquático Municipal Dr. Samuel Castro Neves, acredita que ao concluir o programa estará capacitada para atender seus alunos com deficiência com um olhar mais sensível e profissional. “Sabemos que esse público tem um ritmo de aprendizado e um desenvolvimento motor diferente e assim esperamos atendê-los melhor diante das suas necessidades”, comentou Lilian.