Prefeito discursa durante evento no pátio da sede da PM.

O prefeito Luciano Almeida discursa, tendo o memorial dos heróis ao fundo

O prefeito Luciano Almeida participou na manhã de hoje, terça-feira, 03/10, da inauguração do Memorial Heróis do 10º BMP/I, em homenagem aos policiais militares que perderam a sua vida em serviço, durante cerimônia realizada na sede do 10º Batalhão da Polícia Militar do Interior, localizada no bairro São Luiz/Piracicaba.

autoridades e familiares dos PMs homenageados aplaudem a inauguração do espaço.

Autoridades e familiares durante momento da inauguração

Os policiais militares homenageados foram Odilon Lopes, Aparecido Antonio da Silva, Mário Mazotti, Túlio Henrique da Silva, João de Paula Ramos, Luís Gustavo Valentin, Alidor Polisel, Dener Francisco de Lima, Araldo Pires Godoi, João Guilherme Christofoletti Estevam, José Batista Pereira, André Aparecido de Brito, José Carlos Ribeiro e Vinícius da Silva de Melo. Todos serviram ao 10º BMP/I, em épocas distintas.

Prefeito e coronel aparecem em 1º plano durante cerimônia de inauguração.

O prefeito Luciano Almeida e o coronel Rodrigo Eval Arena durante essa manhã

Além de familiares dos PMs o evento contou com a participação de Luis Fernando Cassinelli, secretário de Governo (Semgov), Silvia Mantoani, tenente-coronel e comandante do 10ºBMP/I, Rodrigo Perin Nardi, diretor da Polícia Federal, André Machado, diretor do Instituto de Criminalística de Americana, Major Mecca, deputado estadual, Lourenço Jorge Tayar, presidente do Fundo de Segurança de Piracicaba (Funseg), e Rodrigo Eval Arena, coronel e comandante do Policiamento do Interior (CPI-9).

PMs perfilados durante momento da inauguração

O evento foi realizado na sede do 10º Batalhão da Polícia Militar do Interior

“Gostaria de agradecer por ter sido convidado a participar de um evento assim tão significativo. Tenho a certeza de que a trajetória destes heróis mortos no exercício das suas funções serve como exemplo para que toda a corporação da PM continue fazendo o seu trabalho exemplar de proteger a sociedade”, frisou o prefeito Luciano Almeida.

A tenente-coronel Silvia Mantoani lembrou que os PMs homenageados levaram até as últimas consequências o juramento que fizeram em defesa da sociedade e se tornaram gigantes. “Nunca serão heróis anônimos, mas antes conhecidos pelas futuras gerações como homens de coragem extrema”, frisou.

Imagem da estátua que integra a galeria em homenagem  aos heróis da Polícia Militar.

A estátua que integra a galeria foi feita de cimento, areia e tinta automotiva

O coronel Rodrigo Eval Arena comentou que esses PMs faleceram muito jovens, tendo a sua carreira e sonhos interrompidos abruptamente. Ele reforçou que a inauguração do Memorial é uma justa homenagem para aqueles que não hesitaram em defender a comunidade onde estavam servindo com a própria vida.

A estátua que integra o Memorial em homenagem aos heróis da Polícia Militar é de autoria do 3º sargento Duarte, que utilizou materiais como cimento, areia e tinta automotiva para concluir a obra.

MEDALHA – Durante o evento o 10º BMP/I entregou também a Medalha do Valor Militar, categoria prata, para os PMs que estão servindo na corporação há pelo menos 20 anos, sendo eles Elcio Luiz Pompeu, Carlos Alberto Monasco, Luis Antonio Marin e Mário Julio Silva Scoton.

Palavras-Chave: Homenagem, heróis e Polícia Militar