O prefeito Luciano Almeida interagiu com as crianças da rede municipal de ensino

O prefeito Luciano Almeida participou na manhã de ontem, 17/10, da abertura da 20ª Semana Nacional de Ciências e Tecnologia (SNCT), no auditório do Instituto Pecege. A Semana, que segue até o dia 21/10, sábado, acontece em sincronia com a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia. O objetivo dos eventos é aproximar a ciência e a tecnologia da sociedade, criando espaços de interação, que permitam ampliar e diversificar as atividades de divulgação científica que fortalecem o entendimento da importância da Ciência para o desenvolvimento.

As atividades da Semana Nacional acontecem nos espaços do Pecege. Já as ações da Semana Municipal estão em diversos espaços, como a Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba), Câmara Municipal, entre outros. A programação completa dos dois eventos está disponível por meio do link https://shre.ink/UHv5

O prefeito Luciano Almeida lembrou que a iniciativa da SNTC é importante porque prepara toda uma geração de alunos para atuar com a tecnologia, condição fundamental para o trabalhador no futuro. “Piracicaba é reconhecida como um ecossistema de inovação na área do agro, biocombustíveis e energias renováveis. Portanto, precisamos preparar nossas crianças para esse mundo novo, caso contrário elas não vão conseguir acessar o mercado de trabalho”, frisou o prefeito.

O evento aconteceu na última terça-feira no auditório do Pecege

A cerimônia de abertura da SNTC contou com a presença do secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Alex Gama Salvaia, de Daniel Sonoda, diretor do Pecege, Luciano Mendes, prefeito do campus da Esalq, Maria Cecília Ferraz, da coordenação do curso de MBA do Pecege, Pedro Chamochumbi, presidente do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia e Inovação de Piracicaba (CMCTI), Christiano França Cunha, docente da Unicamp, Renato Albuquerque Ferreira, diretor executivo da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep), além de alunos das escolas estaduais Prudente de Moraes e Prof. Manoel da Costa Neves (Rio das Pedras) e da Escola Municipal Joaquim Carlos Alexandrino de Souza.

Daniel Sonoda lembrou que a aproximação das escolas com as empresas de tecnologia, além de incentivar o aprendizado e as reflexões, pode estimular os visitantes a desenvolverem carreiras em ciências e inovação, contribuindo também para a formação de uma nova safra de professores. “Não podemos esquecer que a Educação transforma a vida das pessoas”, ressaltou Sonoda.

Palavras-chave: Tecnologia, Educação e Escolas