Com a presença do prefeito Luciano Almeida e do vice-governador do Estado de São Paulo, Felicio Ramuth, aconteceu na manhã de hoje, segunda-feira, 26/02, a abertura oficial do Coplacampo, um dos maiores eventos do setor agro do Brasil e que está na décima edição, com mais de 130 expositores. A Prefeitura de Piracicaba participa da iniciativa por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), com um estande para passar informações sobre todos os serviços disponíveis para a população, sobretudo ao trabalhador do campo. Também compareceram à abertura o secretário da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai, além de deputados federais, estaduais, vereadores, entre outras autoridades do município.
“Esse evento serve para consolidar Piracicaba como a base da inteligência do agro. Já temos estrutura, universidade, centro de pesquisas e, então, este evento oportuniza o compartilhamento de informações com o produtor, para que ele tenha acesso às tecnologias e novidades”, falou o prefeito Luciano Almeida.
Na ocasião, o chefe do Executivo fez o convite público ao vice-governador, Ramuth, para participar do Seminário de Hidrogênio Renovável e Baixo Carbono que acontecerá Piracicaba nos dias 8 e 9 de abril, no Engenho Central, com o intuito de fomentar a discussão sobre novos modelos que possam substituir combustíveis fósseis por energias renováveis. A realização será por meio da Semdettur (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), com apoio da Semad (Secretaria de Administração).
“De fato, a nossa missão como gestão pública é oferecer apoio ao médio e pequeno produtor. Piracicaba já é um centro tecnológico e com o hidrogênio verde, azul, terá mais destaque ainda justamente pelo trabalho que já se realiza aqui nesta direção. Deste modo, o nosso Estado tem os diferenciais para ser exemplo para o mundo”, disse o vice-governador.
SEMA – No estande da Sema durante o evento, os interessados podem conversar com os engenheiros da secretaria e técnicos sobre todos os serviços disponibilizados pela Pasta, como programas ambientais e o Selapir (Selo Local de Alimentos de Piracicaba), que identifica e valoriza os alimentos produzidos no próprio município, oferecendo oportunidade de crescimento à economia local. Além disso, na quinta e sexta-feira, dias 29/02 e 1/03, a Sema doará 50 mudas nativas aos visitantes do estande, como ipê-roxo, magnólia-branca, escova-de-garrafa e grevílea-anã, conforme Felipe Del Lama, engenheiro da Sema.
O Coplacampo acontece das 8h às 17h, na rodovia do Açúcar SP-308, KM 157, no bairro Taquaral. A entrada é gratuita.