O prefeito Luciano Almeida assinou contrato para pacote de obras de manutenção em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Piracicaba, que somam 124 unidades. A assinatura aconteceu esta semana, com a presença dos secretários municipais de Educação, Bruno Roza, de Obras, Paulo Sérgio Ferreira da Silva. As diretoras das 10 primeiras escolas a receber as obras também participaram da assinatura no Gabinete do prefeito, no Centro Cívico. O investimento será de R$ 43,9 milhões, com prazo de conclusão de 12 meses após a ordem de serviço.

Segundo o edital, as escolas municipais estão contempladas com revitalização completa, que engloba demolições e retirada de entulho, fundação e infraestrutura, impermeabilização de ambientes e solo, melhorias em alvenaria, troca, substituição e revitalização de elementos de madeira, troca, substituição e revitalização de esquadrias metálicas, cobertura, vidros, revestimentos, pisos, pintura total interna e externa, melhorias hidráulicas, elétricas, bem como nos sistemas de rede e telefonia.

Após assinatura do contrato, ao valor de R$ 43.944.995,29, as obras iniciarão em breve em toda a Rede Municipal de Educação.

As primeiras 10 unidades que receberão as intervenções são a E.M. Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, no Caxambu; E.M. Roberta Eleutério do Amaral, no Vida Nova; E.M. Nathálio Zanotta, no distrito de Ibitiruna; E.M. Edilene Marli Borghese, no Monte Líbano; E.M. Aglaé de Lourdes Piffer Leme, no Monte Líbano; E.M Maria Guilhermina Lopes Fagundes, no Centro; E.M. Ida Francez Lombardi, no Santa Fé; E.M. Francisca Guiomar Aliberti Longo, E.M. Santa Terezinha, E.M. Laura Kiehl Lucci, no Parque 1° de Maio, e E.M. Alberto Thomazi, no Parque São Jorge.

“De forma inédita, vamos contemplar todas as nossas 124 escolas municipais com obras. Visitamos diversas unidades e é latente a necessidade de melhorias estruturais. Com as escolas em ordem, com os investimentos importantes que a nossa gestão vem fazendo em equipamentos, e na recomposição do quadro de servidores, a Educação em Piracicaba avançará, sem dúvidas”, ressaltou o prefeito Luciano Almeida.

Prefeito Luciano e secretários Bruno Roza e Paulo Ferreria da Silva, em reunião com gestoras das 10 primeiras unidades a receberem as obras.

Para o secretário municipal de Educação, Bruno Roza, há unidades que não recebem intervenções estruturais e manutenções há mais de 30 anos. “Desde quando assumi como secretário tenho constantemente visitado a nossa Rede, coletando as demandas e visualizando as dificuldades das unidades. Todos são unânimes em questionar a falta de manutenção nos prédios das nossas escolas. Com esse contrato vamos contemplar todas as nossas 124 unidades e ofertar a estrutura de qualidade que o time da Educação merece”, frisa o chefe da Educação Municipal.

A Secretaria Municipal de Obras (Semob), representada pelo secretário Paulo Sérgio Ferreira da Silva, é a responsável pela execução da licitação e por acompanhar o andamento das obras. “Estamos trabalhando há vários meses nesse processo que é inédito na cidade. Com esse contrato pretendemos, no prazo de um ano, atender as 124 escolas municipais, marcando um novo momento na cidade com esse tipo de manutenção predial. É uma grande meta da gestão garantir as melhores estruturas possíveis para os próprios públicos”, destaca o secretário.

Segundo a diretora da Escola Municipal Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, no Caxambu, Giovana Franchi, a equipe escolar e toda a comunidade aguardam há anos por esse momento de revitalização do prédio e adequação das dependências. “O número de crianças e alunos atendidos pela nossa escola cresceu muito desde a construção do anexo de salas para o Ensino Fundamental. Dentre todas as adequações que serão realizadas, será gratificante ver nossos bebês em um ambiente mais aconchegante e adequado para as necessidades atuais”, pontua a gestora.